O Ministério da Educação (MEC) já divulgou as datas do Prouni 2023. O programa tem como principal objetivo promover a entrada de brasileiros no ensino superior, sendo, hoje, o mais popular sistema de ingresso em universidades privadas do Brasil.
Em suma, o Prouni viabiliza a possibilidade de adquirir bolsas de estudo que podem custear as parcelas da faculdade, ou pelo menos metade do valor cobrado mensalmente. Contudo, é importante ressaltar que o programa é destinado aos estudantes que, dentre outros pontos, não possuem condições de arcar com as mensalidades da respectiva instituição de ensino.
O prazo de inscrição para a edição deste ano, abre no dia 28 de fevereiro e segue até 3 de março. Lembrando que essas são as datas definitivas, sendo importante não confundir, pois houve um adiantamento no prazo para se candidatar ao Prouni.
Segundo o Governo Federal, essa antecipação dos prazos fará com que os processos seletivos se alinhem da melhor forma com os calendários acadêmicos das instituições de ensino públicas e privadas. Ademais, logo o MEC disponibilizará o quantitativo de vagas a serem ofertadas para o programa em 2023.
O que é o Prouni?
O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi uma iniciativa tomada pelo Governo Federal em 2004, que tem por objetivo oferecer aos estudantes considerados de baixa renda o acesso ao ensino superior em instituições privadas. Em suma, os cidadãos beneficiados pelo programa podem receber bolsa de estudos voltada aos pagamentos das mensalidades, de forma integral ou parcial.
Para selecionar os estudantes que serão integrados ao programa, utiliza-se por base as notas do Enem feitas nos anos anteriores pelos candidatos. Em 2023, o processo seletivo irá considerar as notas dos exames realizados em 2021 e 2022, para assim definir a classificação dos candidatos.
Leia também: Caixa Terá Concurso Em 2023? Banco Precisa De 20 Mil Funcionários
Quem pode participar?
Para participar do sistema de seleção do programa além de ter obtido nota mínima de 450 pontos no ENEM e não ter zerado a redação, o candidato precisa se encaixar em pelo menos uma dessas opções abaixo:
- Ter realizado todo o ensino médio em escolas da rede pública de ensino;
- Estudantes que realizaram o ensino médio em escola particular com bolsa. Neste caso, o ingresso só será permitido se a bolsa for integral);
- Caso tenha cursado uma parte do ensino médio em escola pública e parte em escola particular como bolsista integral;
- Ser professor que lecionou em escola pública no âmbito da educação básica. Nestes casos o candidato do poderá concorrer a vagas de licenciatura;
- Possuir renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 3.636 por pessoa);
- Estudantes com algum tipo de deficiência também podem ser incluídos no programa.
Programação do Prouni
Segue abaixo todo o calendário do Prouni 2023, fique atento às datas:
- Período de inscrição: 28 de fevereiro a 3 de março.
- Resultado da primeira chamada: 7 de março.
- Comprovação de informações da primeira chamada: 7 a 16 de março.
- Resultado da segunda chamada: 21 de março.
- Comprovação de informações da segunda chamada: 21 a 30 de março.
- Prazo para participar da lista de espera: 5 a 6 de abril.
- Divulgação da lista de espera: 10 a 19 de abril.
- Comprovação de informações da lista de espera: 10 a 19 de abril.
O post Prouni 2023: Veja o cronograma completo do programa apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui