Você enviou a sua declaração de imposto de renda logo nos primeiros dias e ainda não recebeu a sua restituição? A Receita Federal já liberou os pagamentos do 3° lote e seu nome ainda não consta? Isso pode ter alguns motivos para estar ocorrendo.
Saiba que para ter direito de receber a restituição do Imposto de Renda é necessário que o contribuinte preencha os dados bancários antes da transmissão da declaração para a Receita Federal, de maneira que, quando chegar a hora, o dinheiro dessa restituição será automaticamente enviado para a conta.
Caso constem dados errados na informação da conta corrente, o contribuinte tem até um ano para ir atrás desse dinheiro antes de ele voltar para a Receita Federal.
Acompanhe a seguir os motivos para não ter recebido e como fazer para consultar a Receita Federal.
Sem valores de restituição do Imposto de Renda
O motivo também pode ser que você não tenha nenhum valor a ser restituído. Apenas quem pagou o imposto a mais receberá restituição.
E os casos em que isso acontece são através da declaração e comprovação de despesas dedutíveis e, também, quando seu imposto recolhido direto na fonte é cobrado a mais.
Essa é uma forma que o governo encontrou de devolver o dinheiro pago a mais, corrigido, para que o contribuinte não seja cobrado duas vezes pelo mesmo tributo.
Você cadastrou a conta de outra pessoa
Se você cadastrou a conta de outra pessoa como a conta para receber a restituição do Imposto de Renda, o pagamento não vai ser realizado. Isso acontece porque a transferência só é autorizada para contas do próprio contribuinte – ou seja, contas que estão no nome do contribuinte.
Dados incorretos da conta
Outro motivo que faz o pagamento da restituição do Imposto de Renda não ser realizado é o preenchimento errado dos dados da conta – como número da agência ou da conta incorretos.
Problema na transferência do Banco do Brasil para sua conta
O pagamento da restituição do Imposto de Renda é feito pela Receita Federal por meio do Banco do Brasil. Em alguns casos, entretanto, pode haver uma falha na transferência para a conta que você cadastrou (por diversos motivos), fazendo com que o dinheiro volte para a Receita.
Como consultar a sua declaração?
Para descobrir o porquê você não recebeu a sua restituição, será necessário acessar novamente o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), com o seu código de acesso.
Então, vá na aba “Meu Imposto de Renda” . Ali será possível conferir todas as informações relativas às declarações entregues nos últimos anos.
Acesse o extrato de processamento e verifique se caiu na malha fina e o motivo. Em “Pendências de Malha”, é possível saber se há ou não algum problema com sua declaração.
Ainda que a aba “Pendências de Malha” não informe nenhuma pendência no momento, a Receita lembra que esse fato não impede que, em razão de revisões posteriores, possa surgir alguma pendência, pois o cruzamento das informações é contínuo.
A restituição do imposto de renda é paga em cinco lotes. Para saber se você está no lote atual de pagamento, você pode consultar sua situação no site da Receita Federal ou no aplicativo Pessoa Física (disponível para aparelhos celulares).
Como consultar a restituição do IR 2022 pelo site?
- Acesse a página da Receita Federal;
- Informe seu CPF e sua data de nascimento e clique em “Consultar”;
- Pronto! Uma página será aberta com a situação da sua restituição.
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Fonte: Jornal Contábil
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