O segmento contábil tem passado por enormes transformações nos últimos anos, principalmente em decorrência da modernização e automatização das atividades fiscais, contábeis e trabalhistas. Com isso, os profissionais contábeis estão cada vez menos focados em “atender o fisco” e cada vez mais em “agregar valor ao cliente”.
E o que a ISO 9001 tem a ver como tudo isso? Tudo… vejamos a seguir:
PRIMEIRAMENTE, O QUE É ISO 9001?
A ISO 9001 é uma norma internacional emitida pela International Organization for Standardization, uma organização não-governamental sediada na Suíça, que fornece diretrizes para controlar e melhorar continuamente os processos de uma organização.
Por ser uma norma internacional, ela está em permanente evolução, sendo debatida pelos maiores especialistas na área de administração de empresas e gestão da qualidade. Dessa forma, podemos dizer que quando uma empresa implanta a ISO 9001, ela está implantando as melhores práticas de gestão da atualidade, sendo adotada pelas empresas mais admiradas e renomadas do mundo.
E COMO SE FAZ PARA OBTER A CERTIFICAÇÃO ISO 9001?
Primeiramente, a empresa que pretende obter a certificação precisa implantar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Esse sistema compreende um conjunto de controles que garantem que os processos realizados pela empresa sejam planejados, executados e monitorados de forma a atingir a satisfação dos clientes.
Uma vez que o SGQ esteja implantado e rodando, a empresa solicita uma auditoria por um órgão certificador (ex: ABNT, SGS, etc.) que verifica se o sistema está implantado de forma eficaz. Em caso positivo, o auditor recomenda a empresa para obter a certificação ISO 9001. Após a certificação, a empresa é auditada todos os anos para garantir que os processos estejam sendo melhorados continuamente.
E QUAIS AS VANTAGENS DA ISO 9001?
Os escritórios de contabilidade possuem inúmeros processos e atividades, atendendo um grande número de clientes, cada um com uma necessidade específica. Além disso, os escritórios de contabilidade precisam transmitir ao governo diversas obrigações acessórias (ex: DCTF, Sped, Sefip, DEFIS, etc.), sob pena de pagamento de multas. Imagine o trabalho que dá para controlar todas essas atividades… é aí que entra a ISO 9001.
Em praticamente tudo na vida, se queremos atingir a excelência, precisamos de um método. O método é o que permite a padronização e a organização das nossas atividades. E já que vamos precisar de um método, por que não adotar padrões internacionais de qualidade?
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Ou seja, a ISO 9001 é uma poderosa ferramenta que possibilita aos escritórios de contabilidade otimizar seus diversos processos, tendo por base as melhores práticas de mercado do mundo, com o intuito de atender aos clientes com excelência e de forma personalizada.
ISSO QUER DIZER QUE AS EMPRESAS COM ISO 9001 SÃO MELHORES DO QUE AS OUTRAS EMPRESAS?
Não necessariamente. Mas podemos dizer que, de maneira geral, os escritórios de contabilidade com ISO 9001 demonstram maior preocupação com a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes.
Não é uma tarefa fácil obter a certificação ISO 9001 e, por isso, quem passa por todo esse processo certamente está preocupado em prestar o melhor serviço possível aos seus clientes. E não basta apenas querer prestar o melhor serviço, é necessário implementar controles que evidenciem a melhoria contínua dos processos e a satisfação dos clientes na prática.
Além disso, como estamos falando de uma metodologia internacional, a própria implantação da ISO 9001 carrega consigo um aprendizado muito grande para toda a equipe do escritório de contabilidade.
As empresas que não buscam este aprendizado, acabam tendo que criar um método de trabalho “por conta própria”, sem se beneficiar da valiosa expertise acumulada ao longo de décadas na ISO 9001 e que vem sendo aprimorada dia após dia.
Conteúdo via OZAI
Fonte: jc