Imagem por @rafapress / @alliesinteractive / @freepik / freepik / editado por Jornal Contábil

No último dia 18 de maio, o presidente da República sancionou a medida provisória (MP) do Auxílio Brasil. Desde então, se espera o lançamento dos empréstimos consignados os quais poderão ser contratados pelos beneficiários do programa, entretanto, o Governo Federal ainda não divulgou nenhuma data a respeito da liberação dos créditos. 

Vale ressaltar que a (MP) do programa não possui uma ligação direta com os empréstimos, todavia, o estabelecido pelo texto (fixação dos valores do auxílio em R$ 400) facilitou a aprovação do consignado. Apesar de o governo já ter anunciado o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, na prática a possibilidade de contratação ainda não existe. 

Segundo informações oficiais, a liberação aguarda o anúncio da regulamentação do empréstimo, por parte do Ministério da Cidadania. Isto é, para ser liberado é preciso que as regras básicas do crédito sejam devidamente estudadas e divulgadas, a exemplo de fatores como a taxa de juros e entrada e saída no consignado. 

De todo modo, mesmo sem novas movimentações ao se tratar do tema, os pagamentos do Auxílio Brasil seguiram normalmente, de modo que os repasses de maio foram encerrados na última terça-feira (31), quando os beneficiários com NIS final 0, foram contemplados com os repasses. 

Auxílio Brasil em junho 

Conforme o cronograma oficial anunciado pelo Governo Federal, os repasses do programa, em junho, devem começar no próximo dia 17, e se encerrar ao final do mês, no dia 30. Como de costume, as datas de repasse correspondem aos dez últimos dias úteis do mês. 

Confira o calendário programado para o mês de junho, considerando o final do Número de Identificação Social (NIS). 

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui