Imagem por @leonidassanatana / freepik

Diante do grande número de endividados no país o qual hoje soma mais de 60 milhões de inadimplentes, diversas empresas têm desenvolvido ofertas destinadas a essa parcela da população. 

Contudo, já não é uma novidade que, na maioria dos casos, os empréstimos oferecidos a pessoas com restrições no CPF, não contam com boas condições de crédito, sendo os juros mais elevados e divisões de parcelas pouco vantajosas. 

Neste cenário, algumas semanas atrás, a Caixa Econômica Federal divulgou uma nova linha de crédito de até R$ 3 mil, que poderá ser contratada até por quem está com o nome sujo na praça. Segundo o banco, a oferta atenderá cerca de 20 milhões de pessoas, incluindo àquelas que estão negativadas nos órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC, etc.). 

Na ocasião, a instituição não entrou em maiores detalhes, tampouco disse quando a oferta irá começar. No entanto, a ideia é disponibilizar os empréstimos via aplicativo Caixa Tem, com juros baixos e capazes de não endividar a parcela da população a qual é o público-alvo da nova oferta 

Ainda sim, a Caixa anunciou que as demais informações serão disponibilizadas, em breve. De todo modo, caso você esteja em negativa e precise de créditos de modo mais urgente, o mercado já disponibiliza algumas opções, confira no tópico a seguir. 

Empréstimos para negativados

Em geral, para conseguir créditos estando com restrições no nome, sem se deparar com juros altos e outras condições desfavoráveis, será preciso ofertar algum tipo de garantia ao banco, dado que a reputação do indivíduo no mercado não é das melhores. 

Confira as possibilidades: 

  • Consignados: empréstimos cuja parcela é descontada diretamente da folha de pagamento do contratante (benefício do INSS ou contracheque). Nesta modalidade, a pessoa basicamente coloca a própria renda como garantia de pagamento. Atualmente é possível comprometer até 35% da renda mensal; 
  • Penhor: a penhora consiste em colocar algum objeto de alto valor, como garantia. A modalidade conta com umas das taxas de juros mais baixas do mercado. É possível utilizar na operação bens como: pratarias; joias, metais preciosos, canetas de alto valor e Relógios valiosos. Por fim, cabe salientar que caso a dívida não seja paga;
  • Crédito com garantia de imóvel: neste caso, o individuo coloca algum imóvel (casas, apartamentos e outros estabelecimentos) como garantia de que a dívida será paga. É preciso que a propriedade esteja no nome do solicitante do crédito. As vantagens dessa modalidade são os altos valores emprestados e um maior prazo para quitar o débito; 
  • Crédito com garantia de veículo: esta funciona semelhante à alternativa anterior, todavia, o bem alienado como garantia, será um veículo (carros, motos, etc.). O valor do empréstimo costuma variar entre 50% a 90% do preço médio do automóvel, por exemplo. 
  • Antecipação do saque-aniversário: por fim, quem optou em sacar o FGTS anualmente através do saque-aniversário, pode solicitar a antecipação das parcelas anuais. Na Caixa, é possível antecipar até 5 rodadas do benefício, a juros de 1,49%, ao mês. A dívida é descontada automaticamente do saldo do fundo. 

O post Quando os créditos de até R$ 3 mil da Caixa serão liberados? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui