Os brasileiros já podem contar com um novo modelo de RG (Registro Geral), que está sendo chamado de RG Digital, que começou a valer no mês de março. O documento terá duas versões, online e impressa para quando a apresentação dos dados for necessária.
O novo RG tem como missão evitar fraudes e a ação de golpistas. Também irá extiguir o problema da numeração do documento.
A cada estado, há muito tempo, emite o seu próprio número de RG, o que se tornou algo problemático, isso porque, após tirar a primeira via do RG em estado e a segunda via em outro, ficava com dois desses números na Carteira de Identidade. Ou seja, muita confusão na vida do cidadão.
Desta forma, se pensou em como acabar com o problema de cada estado ter seu próprio número de RG. Por isso, ficou determinado que todos os documentos terão apenas o CPF como “número único”. Desta forma, o número que existe atualmente no RG deixará de existir, ou seja, o CPF será aceito como numeração oficial pelo governo.
Como trocar o RG e quando ele será obrigatório?
Como tudo ainda é muito recente, o governo deu um prazo que foi estendido para até março do ano que vem para os órgãos de cada estado possam se preparar para emitir o novo documento.
Sendo assim, nem todos os estados já podem emiti-lo. Isso significa que eles têm 10 meses de preparação para se enquadrarem às novas regras.
Você precisa ficar atento, isso porque o prazo de validade do RG atual é de 10 anos, por isso, você só terá que emitir o novo documento em 2032, sem problema algum. Confira:
Crianças de 0 a 12 anos: o documento ainda terá validade de 5 anos;
Pessoas de 12 a 60 anos: o documento terá validade por 10 anos;
Idosos acima dos 60 anos: o documento terá validade por tempo indeterminado.
Como tirar a nova carteira de identidade?
Em março deste ano, começou a ser permitida a emissão do novo RG Digital, porém, os estados terão um bom prazo para se adptarem ao novo documento. Mesmo já estando em vigor, os estados ainda estão implementando o modelo ao sistema.
Fique ligado: o novo documento só será emitido pelos cidadãos que já possuem cadastro biométrico na justiça eleitoral ou em outros institutos de identificação. Como solicitar o novo documento?
Para você solicitar o novo documento precisará instalar o aplicativo do Documento Nacional de Identidade (DNI). Quando você abrir a plataforma, deverá preencher um pré-cadastro onde deverá informar CPF, nome completo, filiação, data de nascimento, e-mail e número de telefone.
Você pode pedir o documento em ponto físico ou virtual, pois será a Secretaria de Segurança Pública do Estado que irá emitir a nova carteira.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui