Contagem regressiva para uma das melhores datas para o comércio no Brasil. Faltam cerca de três semanas para a Black Friday 2024, que ocorre no dia 29 de novembro e ao longo dos dias próximos. E para este ano, o Pix vem com toda a força. De acordo com um levantamento da plataforma eletrônica OLX, sete entre cada 10 entrevistados vai utilizar a forma de pagamento como meio para garantir mais descontos no pagamento à vista. A pesquisa mostra ainda que grande parte (27%) deve gastar mais de R$ 1 mil nas compras.

Utilizado como moeda de troca pelos consumidores em busca de descontos, o PIX também é a modalidade preferida por quase a metade dos microempreendedores individuais do país (48%). Além disso, 97% dos empreendedores aceitam o PIX como forma de pagamento. De todo o recurso movimentado na venda de produtos, esse modelo já recebe 51% ou mais de todo o faturamento. A ferramenta também tem apoiado na bancarização dos pequenos negócios, como destaca o gerente de Serviços Financeiros do Sebrae, Valdir Oliveira.

A facilidade de transação aproxima esse segmento das movimentações bancárias e das instituições financeiras, o que facilita o acesso a crédito, pois a falta de informações precisas sobre a realidade financeira dos microempreendedores individuais é a maior barreira para que os bancos avaliem melhor o limite de crédito e o risco desses clientes.
Valdir Oliveira, gerente de Serviços Financeiros do Sebrae.

Dicas

Para se destacar no Black Friday, de acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, os donos de pequenos negócios precisam estar preparados para o momento – tanto para as lojas físicas, quanto para as vendas digitais. Por isso, o planejamento é fundamental. Gestão de estoques, negociação com fornecedores, parcerias com empresários vizinhos e potenciais parceiros, capacitação da equipe e organização do ambiente são algumas das inciativas que devem ser feitas até a data comercial.

“Para ter sucesso, o primeiro grande cuidado que os empreendedores precisam ter diz respeito ao estoque. Só consegue vender bem quem compra bem. O empresário não consegue vender bem tendo prejuízo. Por isso, negociar boas condições com os fornecedores é fundamental”, analisa Enio.

O gerente reforça que o trabalho não finaliza em 29 de novembro, pois é preciso tornar o cliente um fã do estabelecimento para que ele retorne mais vezes. Para isso, uma das ferramentas é cuidar muito bem da presença digital da empresa. “O mercado hoje é físico e digital, tudo junto e misturado. Por isso, a presença digital do negócio tem que estar consolidada. O que significa ter um conteúdo atraente no Instagram, fazendo sempre o link para o WhatsApp, onde ele vai fechar as vendas”, exemplifica.

Fonte: SEBRAE
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