O risco ambiental ocupacional (RAT) é um tipo de contribuição previdenciária em que seu percentual leva em consideração os riscos associados às atividades exercidas pelo trabalhador.
A finalidade do RAT é cobrir os custo dos possíveis benefícios e tratamentos dos trabalhadores que tenham sofrido lesão ou doença adquirida no trabalho, sendo o percentual da alíquota crescente de acordo com o grau de riscos que possam afetar a saúde do trabalhador.
Leia Também: CMV: O que é e como calcular o Custo da Mercadoria Vendida
Como identificar a alíquota RAT?
Para você identificar qual a alíquota RAT que sua empresa deve pagar, basta consultar no Decreto 6.957 de 9 de Setembro de 2009 o CNAE principal da empresa.
Para isso basta acessar o site da Comissão Nacional de Classificação (CONCLA) e verificar o código da atividade principal da empresa. Lembrando que a alíquota RAT aumenta à medida que a função se torna mais arriscada:
Leia Também: DFC: Saiba mais sobre esse importante relatório contábil
Como fazer o cálculo?
Para calcular o RAT ajustado pelo FAP, é necessário aplicar está fórmula: RAT x FAP.
O FAP é o Fator Acidentário de Prevenção, um índice aplicado sobre a RAT, da mesma forma a FAP é calculada de acordo com o grau de risco, sendo:
Para consultar o FAP de uma empresa basta acessar o FapWeb, página da Previdência Social.
Sendo assim, caso a empresa tenha um RAT de 2% e FAP de 2%, por exemplo, o RAT ajustado para recolhimento será equivalente a 4%.
O post RAT: Saiba como identificar a alíquota por CNAE apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui