O governo federal, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apresentou um projeto de lei ao Congresso Nacional com o objetivo de confirmar o reajuste salarial dos servidores públicos, com aplicação retroativa a janeiro.
Essa iniciativa surge após a expiração de uma medida provisória (MP) que tratava do mesmo assunto, a qual não foi votada devido a impasses no processo legislativo. A proposta teve sua publicação no Diário Oficial nesta quarta-feira, dia 2.
A proposta formaliza 38 acordos negociados com servidores públicos federais em 2024. Isso irá abranger 100% dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. O texto cria carreiras, altera as remunerações e reestrutura cargos e planos de carreira.
Leia também:
- Fraudes financeiras aumentam no Brasil e demandam novas estratégias de proteção
- Reajuste de servidores: Governo encaminha PL ao Congresso
- Alô, comerciante! O que a Reforma Tributária trará de novo?
- Como declarar compra e venda de imóveis e veículos no Imposto de Renda?
- Frio se aproxima do Brasil! Veja como será o outono na sua cidade
Criação de carreiras
O projeto consolida novos salários para 2025 e 2026, que ocorrem conforme a categoria. Em 2023, houve um reajuste linear de 9%. Em 2024, não houve reajuste. O último acordo com os funcionários públicos ocorreu no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2015.
Outro ponto é a criação das carreiras de Desenvolvimento Socioeconômico, de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa e de Fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Além dos reajustes, as negociações agora passaram por alongar o tempo percorrido para que funcionários cheguem ao topo de sua carreira. O impacto é de R$ 17,9 bilhões em 2025 e R$ 8,5 bilhões em 2026 (valores consideram cargos efetivos e comissionados, funções e gratificações).
Dessa forma, com o envio do PL ao Congresso, a expectativa é de que o texto obtenha aprovação dentro do prazo de vigência da MP, assegurando a legalidade dos pagamentos.
O post Reajuste de servidores: Governo encaminha PL ao Congresso apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil