Recentemente surgiram rumores de que o real poderia acabar no Brasil. Dessa forma, o fim do real abriria espaço para uma nova moeda única, que valeria em todo o Mercosul.
O desenvolvimento de uma nova moeda comum entre os países que compõe o Mercosul foi noticiado após Fernando Haddad, ministro da Fazenda e Daniel Scioli, o embaixador da Argentina no Brasil, discutirem o tema em um encontro na semana passada.
Dentre os vários tópicos discutidos pelo ministro da Fazenda e o embaixador da Argentina no Brasil, um dos assuntos que mais chamou a atenção foi sobre a possibilidade de criação de uma nova moeda em comum para países do Mercosul.
Nova moeda do Mercosul
A ideia de criar uma moeda conjunta do Mercosul não é uma ideia nova. Durante seu mandato anterior, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já havia sinalizado o interesse quanto ao tema.
Todavia, o proposito de criar uma moeda única para o Mercosul é ainda mais antigo. O tema surgiu ainda em 1999, quando a União Europeia implementou o euro de maneira unificada para países-membros do bloco.
No Mercosul a ideia de desenvolver uma moeda geral para os países acabou não indo para frente, onde, ao longo dos anos, o tema acabou passando por diversas mudanças até chegar as discussões mais recentes.
Existe um certo consenso entre economistas de que uma das maiores dificuldades de se instaurar uma moeda única do Mercosul, foi justamente a falta de planejamento e as situações econômicas dos países, como as do Brasil e Argentina, que inviabilizam o projeto.
Uma moeda a mais
Devido às situações econômicas entre os países, como no caso da Argentina, onde a inflação chega aos 100% ao ano, a proposta de instituir uma moeda única no Mercosul se torna totalmente inviável.
Dessa forma, a equipe do ministro Fernando Haddad estudo a possibilidade de instituir outro modelo para a moeda, onde os países manteriam suas próprias moedas, havendo então a criação de uma moeda apenas para transações comerciais para os países que compõem o Mercosul.
O objetivo de instituir essa nova moeda seria a possibilidade de fortalecer o bloco comercial, da mesma forma que serviria para ampliar o vínculo entre países da mesma região.
O post Real vai acabar e nova moeda do Mercosul vai entrar em vigor? Entenda apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui