Uma importante parte do trabalho do empreendedor é manter a administração da sua empresa prática e estável. Essa função não pode ser cumprida quando a mesma se encontra irregular.

Qual a importância do CNPJ ativo?

O CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, é a identificação da sua empresa e a existência dela nos sistemas que envolvem a instituição do Estado. Se o CNPJ não está com o status de ativo, ou seja, está irregular, é basicamente como se a empresa não existisse.

Isso acarreta diversos problemas. A empresa que opera com o CNPJ irregular não pode emitir notas fiscais, o que soma mais irregularidades, documentos e procedimentos necessários para a regularização. A empresa irregular também não tem acesso a crédito, perde fornecedores e não pode movimentar a conta bancária de Pessoa Jurídica.

Se o problema ocorre e não é solucionado o mais rápido possível, todos esses problemas podem se acumular, levando ao aumento das dívidas e potencial incapacidade de regularização. O empreendedor ainda pode correr o risco de cruzar a lei e passar por processos jurídicos envolvendo o crime de sonegação de impostos.

Como regularizar o CNPJ?

Em primeiro lugar, o empreendedor deve verificar a situação do CNPJda sua empresa sempre que possível, para evitar surpresas ou erros de percurso. No caso de irregularidade, é preciso agendar uma consulta na Receita Federal para saber o porquê do status e quais os procedimentos necessários para a regularização.

Existem 4 situações de irregularidade:

Suspensa:

Significa que a auditoria reconheceu irregularidade nos dados entregues, que a empresa não cumpriu com todas as atividades administrativas ligadas ao fisco, e pode estar sendo investigada por possível fraude.

Inapta:

Estado seguinte após 2 anos de irregularidade na situação de suspensão. Significa que a empresa não executou os procedimentos necessários para a regularização.

Baixada:

Estado seguinte ao inapto, onde nenhuma ação, resposta ou contato foi feito em 5 anos, o que acarreta na extinção da empresa pela própria Receita. O estado de baixada também pode ser alcançado mediante solicitação.

Nula:

Significa que o CNPJ está invalidado, devido a problemas como duplicidade na Inscrição Estadual e outras complicações cadastrais.

Todas as situações citadas possuem suas complicações e procedimentos específicos para a regularização. O empreendedor com negócio irregular deve estar, em primeiro lugar, com os processos internos regularizados e, de preferência, contando com a ação de um contador ou uma agência de contabilidade.

Após o contato com a Receita, se seguirá o processo específico, onde as irregularidades deverão ser resolvidas. Quanto mais cedo, melhor. Por isso, é importante uma boa organização e comprometimento com tarefas ligadas ao fisco.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

O post Receita Federal: O que é preciso para regularizar o CNPJ? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui