Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal do Brasil (RFB) divulgou nesta quinta-feira, dia 22, no Diário Oficial da União, uma portaria para regulamentar o canal de atendimento Fale Conosco. A medida entra em vigor no próximo dia 3 de julho.

O canal de atendimento será restrito à prestação de orientações de caráter geral sobre serviços e legislação, sendo vedada a divulgação de informações protegida por sigilo  fiscal ou funcional; não informa sobre situação específica do interessado, que exija análise de documentação.

Segundo a portaria, para obtenção de informação mediante acesso ao Fale Conosco, o solicitante deverá enviar o formulário disponibilizado no site da RFB. O envio do formulário não gera número de protocolo. A recepção do formulário ocorre de forma ininterrupta.

Leia também: Qual A Importância Da Receita Federal Para O Desenvolvimento Do…

Esse serviço será prestado no horário de expediente do servidor por ele responsável. Por meio de mensagem eletrônica enviada ao endereço informado pelo solicitante no momento do envio do formulário. 

O prazo para o atendimento da solicitação formulada por meio do Fale Conosco será de até cinco dias úteis.

Receita Federal: Portaria regulamenta canal de atendimento Fale Conosco
Doenças que podem te ISENTAR da declaração de Imposto de Renda em 2023

Consulta ao 2° lote restituição do IR 2023

Por falar em Receita Federal, a partir das 10 horas desta sexta-feira (23), o 2° lote de restituição do IRPF 2023 estará disponível para consulta. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

Dessa forma, o crédito bancário para 5.138.476 contribuintes ocorre no dia 30 de junho, no valor total de RS 7,5 bilhões. Todo o valor destina-se a contribuintes que têm prioridade.

Deste montante, 130.088 contribuintes idosos acima de 80 anos, 978.397 contribuintes entre 60 e 79 anos, 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, por fim, 3.490.513 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.

Por fim, para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal. Clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar as Restituição”.

O post Receita Federal: Portaria regulamenta canal de atendimento Fale Conosco apareceu primeiro em Jornal Contábil.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui