O ano de 2024 foi de forte crescimento do turismo para o Brasil. É o que aponta o levantamento apresentado pelo Ministério do Turismo, pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e a Polícia Federal. De janeiro a dezembro, mais de 6,65 milhões de estrangeiros visitaram o país – o maior número registrado para um único ano e um aumento de 12,6% em comparação a 2023. Somente no último mês de dezembro, mais de 690,2 mil turistas de outros países chegaram ao Brasil.
Os estados de São Paulo (2,2 milhões), Rio de Janeiro (1,5 milhão), Paraná (894 mil) e Rio Grande do Sul (879 mil) foram as principais portas de entrada dos visitantes estrangeiros. Os argentinos continuam liderando as visitas internacionais ao Brasil – foram mais de 1,95 milhão daquele país. Os Estados Unidos (696,5 mil turistas) e o Chile (651,7 mil) completam os primeiros lugares da lista.
Hoje, no Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo. Desse total, 97,4% são pequenos negócios. Isso significa que o sucesso do setor, representa o sucesso dos pequenos negócios, que geram emprego e renda e levam mais dignidade para a nossa população.
Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de Serviços e Economias do Futuro do Sebrae.
De acordo com gestora, a projeção para a alta temporada que segue até fevereiro é de que o país vai continuar numa crescente. “O faturamento do setor, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), deve ser de R$ 157,7 bilhões e isso nos impulsiona a apoiar cada um dos pequenos negócios do setor para que continuem aproveitando as peculiaridades dos nossos roteiros, biomas e culturas que fazem do nosso país este sucesso”, completou.
Sebrae no Turismo
Para apoiar os municípios na criação e estruturação do turismo, o Sebrae desenvolve o programa Agentes de Roteiro Turístico (ART), que já atendeu mais de 18,2 mil pequenos negócios mais de 700 municípios, com a promoção de 283 roteiros em 176 regiões e a oferta de 426 produtos turísticos. Além disso, em 2024, o Sebrae possibilitou a participação de 152 roteiros em encontros de negócios realizados em eventos de alcance nacional.
Outra iniciativa realizada pela entidade, em parceria com a Embratur, é o projeto Vitrine Visit Brasil. A ação tem como objetivo promover 100 experiências turísticas em 30 destinos estratégicos e icônicos do Brasil, atraindo turistas estrangeiros para colecionarem momentos únicos pelos quatro cantos do país.
Enquanto a Embratur atua para mostrar o potencial dos destinos brasileiros, o Sebrae prepara as MPEs para proporcionar a melhor imersão aos turistas estrangeiros nas localidades. “O projeto tem possibilitado o acesso dos pequenos negócios ao mercado internacional por meio da participação de feiras no exterior e acesso a ações como famtours e press trips”, explica Ana Clévia Guerreiro.
Fonte: SEBRAE
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