Focado em produzir efeitos consistentes e sustentáveis no longo prazo para o público do Sebrae, o trabalho da Rede de Agentes alcançou uma marca importante neste ano. São 4.550 mil agentes em todas as 27 unidades federativas do país, levando conhecimento e desenvolvimento para pequenos negócios, municípios, escolas, produtores rurais, rotas de turismo, dentre outros.
Com quatro eixos de atuação e 11 modalidades de agentes, cada grupo oferece, dentro de sua área, apoio e orientação às pequenas empresas e ecossistemas para promover o desenvolvimento do empreendedorismo. No eixo Territorial, que tem como foco melhorar o ambiente de negócios para pequenas empresas, são 671 agentes e, no eixo Empreendedorismo, voltado para fomentar e desenvolver empresas, totalizam 1.876 agentes.
Já o eixo Inovação conta com 1.687 agentes com o objetivo de promover a inovação, digitalização e internacionalização de pequenos negócios. O quarto e último eixo é focado em Crédito, a fim de ampliar o acesso a recursos e capital e atualmente dispõe de 316 agentes.
No caminho percorrido em 2022, o projeto está viabilizando o atendimento de mais de 1,6 mil municípios por meio dos agentes territoriais. Dados do programa mostram que 557.493 empresas foram acompanhadas por agentes de orientação empresarial e outras 37 mil por agentes de inovação.
Mais de 5 mil produtores rurais estão sendo acompanhados por agentes de inovação rural e mais de 1.600 empresas estão recebendo orientação de agentes de mercado. Na viabilização do acesso a crédito, cerca de 13 mil empresas contam com apoio dos agentes de crédito.
“A rede de agentes faz uma varredura no território, mostrando toda a força do Sebrae, todos os produtos e serviços que temos a oferecer, inserindo os clientes que talvez nem conheciam a Instituição no mundo da gestão dos negócios, promovendo geração de negócios e uma jornada integrada de relacionamento”, explica Milva Pinheiro Capanema, coordenadora do Núcleo de Interação com a Rede.
Além disso, a rede atua em todas as vertentes do território, desde o desenvolvimento das potencialidades de cada município, passando por educação, ecossistemas de inovação até o atendimento às empresas, seja por meio de consultores que vão diagnosticar os maiores desafios de gestão dos empreendimentos até os bolsistas que farão acompanhamento e melhoria da produtividade e ganhos.
Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui