O atual governo vem travando uma batalha para uma rápida apreciação e aprovação da reforme tributaria, onde há defensores do imposto IVA, e outros do IBS.

Com tudo, a reforma do Governo Federal defendia pelo Min. da Economia Paulo Guedes, que será apresentada terá uma espécie de “suporte”, composto pela reforma do Imposto de Renda, Imposto único sobre consumo e serviços, e uma contribuição previdenciária sobre movimentações financeiras.

Reforma Tributária: Alteração da regra de IR e nova CPMF

Em relação ao Imposto único sobre consumo de serviços, e a “contribuição previdenciária sobre movimentações financeiras”, será tratado por meio de Lei Complementar, a qual definira o peso de cada uma das medidas.

A reforma do IRPF pretendida pelo governo, inclui uma correção da tabela, mas de forma gradativa e lenta, bem como serão revistas algumas deduções que o governo estuda uma possível retirada.

Dentre as possíveis deduções que são retiradas do IRPF estão, as de gastos com saúde, e educação, essas deduções seriam retiradas para eu o governo pudesse reduzir a alíquota máxima da tabela que está em 27, 5%.

Ainda segundo a proposta do Governo, há a possibilidade de ajuste de ajustar a faixa de isenção o IR pela inflação, todavia, o caso do termino de algumas deduções e quanto ao aumento da faixa de isenção com base na inflação é tema ainda em pauta de discussão do governo.

Outro ponto estudado pelo governo é a criação de um sistema simplificado para o IRPJ, para que reduza a alta carga desse tributo, sendo também alvo da discussão as questões ligadas aos dividendos e juros sobre o capital de próprio.

Quanto ao projeto do IRPJ ser simplificado, ao nosso ver tende a contribuir e muito para a apuração dos haveres, já que, ao invés de a empresa iniciar a apuração do imposto por meio de uma contabilidade empresarial, teríamos algo mais próximo ao feito com o IRPF, com os fatos tributários de maneira mais simplificada.

Juntamente com o projeto de simplificação do IRPJ, podem ser beneficiadas as empresas com a desoneração da folha de pagamento, porem com a introdução da famigerada contribuição sobre movimentações financeiras.

A temática da CPMF vem à tona e não é bem vista, mais segundo o próprio governo seria uma medida “necessária”, todavia, não foi bem apresentada no momento, ficando uma dúvida de como e se realmente emplacará a cobrança.

Ao nosso ver, a instituição da CPMF pelo governo para eventual reajuste de caixa da união, além de não ser bem recebida, poderá impactar de maneira negativa tanto para a equipe econômica do governo, quanto para o próprio presidente.

De que adianta uma reforma tributária, onde buscasse unificação dos tributos para reduzir a imensa carga tributária do país, se haverá a instituição da odiada CPMF?

A reforma tributária vem sendo cobrada há muito tempo, tudo indica uma possível saída do papel, seria um tanto quanto descabido instituir a CPMF, seria como dar com uma mão e tira com a outra. Buscaremos a unificação dos tributos para simplificar a vida dos contribuintes, porém, instituiremos a CPMF para cobrir rombos deixados nos cofres da União, será uma medida que se tomada pelo governo descerá a duras penas, garganta abaixo dos contribuintes.

Vitor Luiz Costa – Advogado – Membro Efetivo da Comissão Especial de Direito Penal da OAB/SP – Especialista em Direito Tributário, Penal, Processual Penal, e Penal Econômico.

ÚLTMA CHAMADA PARA SE TORNAR UM ANALISTA FISCAL! Conheça o maior treinamento de Analista Fiscal do Brasil! O Programa de Formação em Analista Fiscal é o curso online mais completo, prático e atualizado sobre o setor fiscal e tributário do Brasil. Você que trabalha no setor fiscal precisa ter em mente que NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA AMADORES.

Você vai aprender de maneira aprofundada, assuntos que não são abordados dentro das salas de aula das faculdades, o que é de fato cobrado dentro da realidade dos profissionais de contabilidade. Ou seja, você vai aprender de forma prática e aprofundada, a nossa legislação tributária, e como entender os principais tributos do nosso país e assim dominar totalmente o setor fiscal/tributário

Essa é a última chamada, as vagas estão se encerrando, e se matriculando hoje você ainda ganha inteiramente grátis os cursos de Analista em eSocial, Especialista em SPED, curso de Contabilidade na Prática, o livro digital Descomplicando o SPED e muito mais. Corra as vagas já estão acabando. Clique aqui e garanta a sua!

O post Reforma Tributária: Alteração da regra de IR e nova CPMF apareceu primeiro em Jornal Contábil Brasil – Notícias do Brasil e do Mundo.

Fonte: Jornal Contábil