Ao analisar o primeiro texto da reforma tributária apresentada no último mês pelo Ministério da Economia, cerca de 12 entidades reuniram diversas sugestões que, no geral, visam a inclusão de medidas de proteção ao meio ambiente.
As principais se referem à retirada de incentivos sobre a emissão de carbono, bem como, o imposto seletivo e as compensações à municípios que estimulem a preservação.
Especialistas também acreditam que a reforma tributária deve considerar questões como a emissão de poluentes, além de garantir a estabilidade climática, enfatizar temas ambientais, compensar a tributação diante das atividades econômicas verdes, bem como, extinguir benefícios fiscais e atividades de risco que promovem significativamente a emissão de carbono.
Estas sugestões integram nove propostas desenvolvidas por 12 organizações e redes socioambientais que têm a intenção de colaborar com os textos em análise pela Comissão Mista Temporária da Reforma Tributária.
“A sustentabilidade deveria ser uma das diretrizes fundamentais da reforma.
Não vai ser apenas o Ibama, ICMBio e Funai que vai se fazer uma política de desenvolvimento sustentável e de clima.
Não é possível que a gente continue em um mundo paralelo, com uma política de áreas protegidas, terras indígenas e povos tradicionais, e com uma política tributária que continue na contramão, oferecendo bilhões de reais ao ano em incentivos e desoneração tributária a atividades poluentes.
E que, de outro lado, tributem o que pode se tornar um um ciclo virtuoso que gera renda, prosperidade e crescimento econômico”, defende o advogado e coordenador do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), André Lima, responsável por reunir o grupo de ONGs diante dos advogados tributaristas.
Um dos pontos abordados pelas nove propostas, se refere à garantia de que a reforma tributária estará em harmonia com os princípios básicos da sustentabilidade, tal qual, o poluidor-pagador.
Este, aspecto, se trata de, atribuir a responsabilidade do poluidor a compensar os danos causados pelo mesmo.
Outra questão se refere à busca por melhorias na governança climática, no intuito de auxiliar aqueles municípios que estimulam a preservação, levando em conta os indicadores de biodiversidade, saneamento, gestão de resíduos sólidos, entre outros.
Em contrapartida, há um item que visa garantir a municipalização do Imposto Territorial Rural (ITR), além de transformar a CIDE-Combustíveis em CIDE-Carbono ou Ambiental, no intuito de combater a emissão de agentes poluentes e proteger o clima.
Os ambientalistas também esperam aperfeiçoar a proposta do Imposto Seletivo Federal, ao garantir a “incidência seletiva” diante dos produtos que podem ser prejudiciais à saúde, bem-estar da população ou meio-ambiente.
Entre as várias ideias apresentadas, existem aqueles que solicitam a não concessão de benefícios fiscais, bem como, subsídios a atividades altamente relacionadas à emissão de carbono.
Além disso, esperam que estes subsídios e atividades correspondentes às políticas florestais ou climáticas possam ser eliminados com prazos proporcionais e especiais.
As reuniões do grupo de ambientalistas resultaram na campanha “Está Faltando Verde na Reforma Tributária”, no intuito de chamar a atenção da comunidade brasileira.
“Um efeito bumerangue da desconstrução da agenda ambiental é que nunca se falou tanto de clima, ambiente e sustentabilidade no Brasil, e se queremos alinhar esta agenda, não há como a reforma tributária não lidar com isso”, destacou o advogado.
DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Por Laura Alvarenga
O post Reforma Tributária: Novas propostas visam medidas de proteção ambiental apareceu primeiro em Jornal Contábil – Com você 24 horas por dia.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui