A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. Quando bem cuidada, pode gerar lucros constantes por meio da exploração direta ou indireta, pois é o principal elo entre o negócio e o cliente. Marca é todo sinal distintivo (palavra, figura ou símbolo) visualmente perceptível que identifica e distingue produtos e serviços em relação a outros iguais ou semelhantes, qualquer que sejam suas origens.
Ela também certifica a conformidade dos produtos e serviços com normas ou especificações técnicas determinadas pela Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, que regula a concessão e o regime de marcas e patentes no território nacional.
Por meio da marca, um negócio é identificado e diferenciado dos demais pelos consumidores. Com o tempo, a marca passa a ser entendida como o referencial da qualidade daquele produto ou serviço.
Importância da proteção da marca
Registrar uma marca é a única forma de protegê-la legalmente contra possíveis copiadores, da concorrência e de ganhar espaço no mercado. Para isso, a empresa interessada deve procurar um especialista nessa atividade, que irá representá-la junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Esses profissionais possuem expertise e técnicas aprimoradas que facilita o processo de petição e acompanhamento.
A marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional, que pode ser estendido para mais 137 países, pois o Brasil é membro da Convenção da União de Paris de 1883 (CUP) em seu ramo de atividade econômica. Caso o produto ou o serviço inovador seja um sucesso, o empreendedor terá assegurado legalmente o direito de explorar e usufruir os benefícios gerados por sua invenção.
Apesar dos custos envolvidos, que são muito pequenos se comparados aos benefícios, o empreendedor deve entender que o registro de marca é um investimento, e não uma despesa, pois essa ação vai se refletir no futuro fluxo de caixa da empresa.
A seguir, vamos lhe dar 20 razões para que registre sua Marca.
1 – Garantia de proteção e exclusividade em todo o território nacional;
2 – Somente uma marca registrada pode ser vendida, licenciada ou franqueada e gerar receita;
3 – Uma marca registrada pode ser avaliada, contabilizada e utilizada como garantia em operações financeiras;
4 – Facilidade de proteção e reconhecimento de procedência em outros países;
5 – Proteção contra cópias ou uso indevido por parte de terceiros, e lhe confere o direito de notificá-los e impedi-los de utilizarem a sua marca sem o seu consentimento;
6 – Assegura e facilita indenizações em caso de cópia ou uso indevido da sua marca por terceiros, evitando um longo e custoso processo para provar que a marca é sua;
7 – Dá o direito de impedir que terceiros utilizem sinais idênticos ou semelhantes aos da sua marca;
8 – Garante o uso da marca em materiais de divulgação, como mídias sociais, mídias indoor e outdoor, rádios, TVs, revistas, jornais, etc., sem o perigo de perder todo o investimento;
9 – Evita o risco de ter que mudar sua marca e suspender a sua utilização por determinação da justiça, o que lhe causará prejuízos por muitos anos, além dos transtornos aos sus clientes e à você mesmo;
10 – Agrega valor a produtos e serviços, capazes de transmitir credibilidade junto ao mercado, pois indicam procedência e qualidade;
11 – Garante um ativo que, mesmo que intangível, pode chegar a valer muito no futuro, muitas vezes até mais do que os bens tangíveis da empresa;
12 – Fideliza consumidores e respalda o mercado;
13 – Garante um crescimento seguro e sustentável;
14 – Uma marca registrada aumenta a credibilidade e o status no mercado, o que fideliza clientes e faz sua empresa servir como referência;
15 – Evita que os consumidores se confundam quanto à origem dos produtos ou dos serviços oferecidos pelas diferentes empresas que concorrem entre si. Garante que sua empresa, seus produtos ou serviços sejam identificados diante da concorrência;
16 – Imagine que você passe muito tempo investindo em sua empresa para que ela seja reconhecida e consiga conquistar uma clientela satisfatória, e um concorrente se aproprie dessa marca e se aproveite do reconhecimento que já existe no mercado. Registrar uma marca ajuda a impedir que isso aconteça. Assim você protege seu investimento — de tempo e dinheiro;
17 – Evitar a concorrência desleal;
18 – A marca é um sinal distintivo, cuja finalidade é identificar produtos e serviços, dando-lhes uma identidade conceitual e visual;
19 – O registro de sua marca empresarial é tão importante e necessário para sua empresa, tal qual é o CPF para seu sócio ou representante.
20 – E o mais importante para o empresário: o aumento significativo nas vendas com a publicação do registro nas mídias sociais.
Agora que você já sabe da importância de registrar a sua marca, não perca mais tempo e antes que alguém mal intencionado lhe roube anos de trabalho e sacrifícios, registre logo a sua. A Zannix Brasil é especializada em registro de marcas empresariais. Entre em contato conosco: (79) 3432-0000 ou (79) 99978-4119. Você também pode nos mandar um e-mail: comercial@zannixbrasil.com.br ou Whatsapp direto para (79)99675-1485.
Fonte: jc