Hoje em dia quem tem um projeto online sabe que o uso de cartão é muito difundido. No caso de uma loja virtual, por exemplo, alguns clientes consideram mais fácil o pagamento via cartão.

Porém, é importante pensar também que há uma parcela do público que pode considerar mais viável efetuar o pagamento por meio de boleto.

Quem investe em uma loja online sabe que facilitar as alternativas de pagamento é um dos requisitos básicos para assegurar um atendimento de qualidade.

Assim como um certificado SSL é importante para garantir mais proteção de dados de um e-commerce, é importante ter à disposição também algum aplicativo apto para a gestão de cobranças. 

Além disso, não são apenas as lojas online que se beneficiam com sistemas e aplicativos destinados a emissão de cobrança de boletos. Lojas físicas também, bem como pequenos e médios negócios.

Conheça algumas soluções para emissão de boletos e gestão de cobranças 

Falando em tecnologia facilitando a vida de empreendedores, é importante estar a par de plataformas que permitem a cobrança e emissão de boletos.

Levando em consideração também que, nos dias de hoje, praticamente todos os clientes possuem algum dispositivo móvel, é normal que a maioria deles pense na praticidade e rapidez que os aplicativos proporcionam.

Aliado a isso, é bom lembrar que muitos consumidores preferem o boleto bancário por uma série de motivos, seja porque não possuem alguma conta em banco ou porque simplesmente estão habituados com esse tipo de formato.

Sendo assim, com o objetivo de unir o útil ao agradável, existem sistemas e aplicativos destinados a emissão de boletos. Confira alguns deles a seguir. 

Asaas

Essa ferramenta é uma excelente alternativa para profissionais autônomos, bem como para os micros e os pequenos empresários.

Ele possui uma interface intuitiva e que permite de maneira rápida e simples a criação e o envio de boletos, inclusive com a possibilidade de agendamento.

Uma das principais características é a velocidade que ele gera boletos. Normalmente demora no máximo meio minuto. Além disso, o empreendedor só paga a taxa se receber a cobrança emitida. 

Alguns dos seus outros benefícios são a inexistência da taxa de adesão ou mensalidade e é indicado tanto para pessoas jurídicas ou físicas. 

Outro grande benefício da ferramenta é que o usuário recebe um alerta quando o cliente visualizou, pagou ou atrasou uma cobrança.

Iugu

Essa é uma das plataformas mais conhecidas quando o assunto é emissão e cobrança de boletos, sendo bastante eficiente para lojas online e marketplace.

As suas características mais vantajosas consistem em apresentar índices e métricas que auxiliam o empreendedor a mensurar a rentabilidade do seu negócio. 

Outro destaque da plataforma é a possibilidade de enviar e-mails com o objetivo de lembrar os clientes a respeito dos pagamentos.

Além disso, para utilizar o Iugu o empreendedor deve pagar uma mensalidade conforme o seu modelo de negócio. Esse pode ser um ponto fraco da plataforma. 

Gerencianet

Esse é um dos sistemas de emissão e cobrança de boletos mais conhecidos no Brasil. A Gerencianet é utilizada por profissionais freelancers e empreendedores de uma forma geral. 

Por meio dela, é possível efetuar a programação do envio de boletos, com a possibilidade de ser mensal, bimestral, enfim, o período fica a critério do empreendedor e do que for mais vantajoso para o seu negócio.

Entre outras vantagens do Gerencianet vale mencionar que ele proporciona variados módulos de integração. Alguns deles são marketplace e checkout transparente.

O sistema também possibilita o envio de relatórios diários que apontam dados precisos a respeito da movimentação da conta.

A respeito das tarifas, o Gerencianet não efetua a cobrança de mensalidade. Além disso, a transferência por conta bancária é realizada sem custos. Porém, para isso ela deve ser superior a R$300,00.

Boleto simples

Essa é uma plataforma que não trabalha por meio intermediação do recebimento dos boletos. Desse modo, todo o boleto pago é creditado direto na conta depois que a compensação foi feita.

Para utilizar a plataforma Boleto Simples, é necessário possuir uma conta bancária e também uma carteira de cobrança ativa. Esse tipo de carteira consiste em contrato que um negócio tem com um banco que permite a emissão de boletos.

Aqueles empreendedores que gerenciam uma loja virtual, por exemplo, terão boas chances de se adaptarem a essa plataforma, pois uma das principais características é a sua capacidade de integração com outros aplicativos. Um deles é o WooCommerce.

Entretanto, é interessante também salientar que o Boleto Simples realiza o gerenciamento dos documentos pagos e não pagos. Dessa maneira o empreendedor estará a par da situação de cada transação. 

Essa plataforma também efetua o cadastro de boletos que estão avulsos, inclusive permite o envio do documento gerado de forma por e-mail para os clientes.

A segurança também é um dos benefícios que o Boleto Simples proporciona, pois o dinheiro do empreendedor não passa pela conta de outras pessoas. 

Conclusão

A emissão de boletos ainda é um método bastante utilizado e apresenta uma série de vantagens para quem trabalhar ou deseja ganhar dinheiro na internet de forma segura. 

Portanto, diante de tantas variedades de sistemas e aplicativos disponíveis atualmente, é importante conhecer as características de cada um e ver qual é o mais apto para o seu tipo de negócio.

O post Registro de Software no INPI: fácil, barato e menosprezado apareceu primeiro em Jornal Contábil Brasil – Credibilidade e Notícias 24 horas.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui