Você já ouviu falar no registro REP-P? A sigla significa Registrador Eletrônico de Ponto e sua vigência passou a valer em novembro de 2021, através da portaria 671.
Ao longo deste artigo, vamos te explicar as principais mudanças trazidas pelo REP-P em relação à legislação trabalhista e ao controle de ponto digital.
O que é o REP-P?
Como muitas empresas enfrentam a necessidade de controlar a jornada de trabalho de seus funcionários, surge a necessidade de obter mecanismos de controle de ponto cada vez mais práticos e, alguns destes mecanismos, têm apoio do governo.
O REP-P é uma novidade trazida pela Portaria 671 e inclui todos os marcadores, armazenadores e programas de tratamento de pontos. Assim, ele inclui todas as ferramentas digitais que modernizam e facilitam a gestão e acompanhamento das jornadas de trabalho através de aplicativos de celular.
O que diz a Portaria 671 sobre o REP-P?
Segundo o artigo 78 da nova portaria, o REP-P pode ser executado em um servidor próprio ou ambiente de nuvem com um certificado de registro. Além disso, deve ser utilizado exclusivamente para o registro de jornadas de trabalho e precisa emitir os documentos decorrentes da relação de trabalho.
Ademais, o REP-P precisa ser apto a realizar controles de natureza trabalhista e fiscal referentes à entrada e saída dos funcionários do local de trabalho (no caso, o arquivo AFD).
Por fim, o REP-P também deve emitir o comprovante de ponto de forma impressa ou digital.
E as empresas que querem desenvolver um Registrador Eletrônico de Ponto?
Todas as empresas que desejam desenvolver seu próprio REP-P devem registrar a ferramenta no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) ou no Ministério do Trabalho e Previdência.
Ressaltando que todo desenvolvedor de REP-P deve emitir certificados digitais que garantem a segurança jurídica dos dados dos empregados, pois isso ajuda, entre outras coisas, a evitar fraudes trabalhistas.
Quais as vantagens do REP-P?
O controle de ponto feito através de um REP-P traz uma série de benefícios para a empresa como um todo, entre eles:
Facilidade de acesso:
A gestão de ponto por REP-P permite que os funcionários batam ponto de qualquer aparelho móvel, como celulares e tablets. Isso oferece muito conforto e praticidade aos colaboradores, que podem realizar a marcação de ponto através de um aplicativo no próprio smartphone.
A ferramenta de ponto eletrônico também é muito prática para os empregadores, pois ajuda no gerenciamento da jornada de trabalho de equipes externas e de funcionários que fazem home office.
Organização de jornadas alternativas
O controle de ponto eletrônico também ajuda na organização de diferentes escalas de trabalho.
Empresas e organizações que trabalham com vários tipos de jornada, como é o caso de hospitais, bares e restaurantes, podem se beneficiar muito do controle via REP-P, já que esta solução facilita a criação e gerenciamento de todos os tipos de jornada.
Assim, é mais fácil organizar escalas noturnas, escalas 6×1, plantões médicos e de enfermagem, entre outros.
Modernização de processos e economia
O REP-P também é uma forma de modernizar todo o departamento pessoal, pois a empresa não só pode contar com sistemas mais práticos e ágeis para a gestão de horários, como também pode economizar tempo e dinheiro. E como?
Ora, é simples! A gestão de jornadas de trabalho via REP-P é muito mais rápida, pois todas as informações coletadas são processadas em nuvem e armazenadas em servidores que permitem o fácil acesso a todos os dados.
Caso um gestor precise emitir um relatório fiscal, abonar faltas, controlar férias e lidar com qualquer outro processo do departamento pessoal, basta acessar o sistema e extrair as informações necessárias.
Ao mesmo tempo, a empresa economiza muitos gastos ao adotar um REP-P, pois essas ferramentas são expressivamente mais acessíveis do que outros métodos de controle de ponto (como é o caso do controle de ponto biométrico).
Além disso, com um registro de ponto online, a empresa não precisa gastar com manutenção de máquinas de ponto, com bobinas de papel para impressão de comprovantes e com uma série de outros processos.
Onde posso encontrar um REP-P adequado?
A mywork é uma das empresas pioneiras no desenvolvimento de REP-P. Inclusive, nossos fundadores tiveram participação direta na criação da portaria 671, que organiza e regulamenta essa solução. Portanto, temos certeza de que o sistema de controle de ponto online da mywork é a ferramenta perfeita para qualquer empresa.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Clique aqui e faça um teste gratuito durante 15 dias! Ou preencha o formulário a seguir
Original de MyWork
O post Registro REP-P: Confira a nova lei apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui