Imagem por @Racool_studio / freepik

Muitos problemas referentes a informações incorretas podem acontecer com empreendimentos emissores de nota fiscal, um desses problemas é relacionado a Inscrição Estadual não habilitada, a rejeição 203.

A rejeição 203 é um problema que acontece quando a empresa emissora da nota fiscal está com a Inscrição Estadual não habilitada, mas este erro tem solução, então, não fique preocupado.

Acompanhe este artigo até o fim e se informe sobre o que é o erro conhecido como rejeição 203 e como corrigir a sua inscrição estadual não habilitada.

O que é a Rejeição 203?

A Rejeição 203 é um erro que acontece é um erro reportado pelo sistema de emissão de nota fiscal quando o emissor da nota fiscal está com a inscrição estadual não habilitada na Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ).

Quando alguém é notificado com a Rejeição 203, após tentar emitir uma nota, significa que a nota não foi gerada. 

Para corrigir esse problema é necessário descobrir qual o motivo do emitente não estar habilitado para emitir o documento fiscal.

A rejeição 203 pode aparecer por conta de três motivos diferentes, são eles os seguintes:

  • Problemas  no sistema da Sefaz;
  • Empresas recém-abertas com o processo de cadastro na Sefaz em andamento podem não estar com a situação cadastral ativa no sistema;
  • Empresas formalizadas emissoras de nota fiscal, mas com pendências na Sefaz do estado ou com a Receita podem ter a sua Inscrição Estadual não habilitada.

Faça uma pesquisa para correção

Quando o erro de rejeição 203 aparece, a primeira coisa a ser feita é consultar a Inscrição Estadual ou CNPJ da empresa nos seguintes sistemas:

  • SINTEGRA; 
  • CCC (Cadastro Centralizado de Contribuintes);
  • Por uma API de consulta de dados integrada à empresa.

Com esses meios você poderá identificar qual o motivo da inscrição estadual não estar habilitada e buscar uma solução o mais rápido possível, o SINTEGRA e o CCC são sistemas do governo.

Já uma API de consulta de dados integrada a empresa, é uma ferramenta para conferir rapidamente a situação de uma empresa com um sistema unificado.

Como corrigir a Inscrição Estadual não habilitada?

Se o resultado da sua pesquisa foi “Inscrição Estadual não habilitada”, você deve entrar em contato com a Sefaz para verificar o motivo, pode ser qualquer um dos 3 motivos que já citamos nos tópicos acima.

Após a pesquisa você poderá identificar qual é motivo da empresa estar com a inscrição estadual não habilitada falando com SEFAZ, desta forma, é só corrigir o que está causando isso para voltar a emitir notas fiscais sem problemas.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

O post Rejeição 203: Veja como corrigir uma Inscrição Estadual não habilitada apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui