Imagens por @evgeniyashihaleeva / @rafapress / freepik / editado por jornal contábil

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal tem travado uma disputa que vem deixando diversos projetos sem andamento, como é o caso do Refis que segue na Câmara e a Proposta de reforma do IR (Imposto de Renda)  no Senado.

O Senado já havia se pronunciado  anteriormente, discordando de alguns pontos da reforma do IR, mas, segundo uma declaração do relator da reforma no Senado, o senador Angelo Coronel (PSD-BA), os senadores querem um novo texto.

A declaração foi feita pelo Senador no dia 3 de dezembro, em um evento realizado na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e deve gerar bastante repercussão entre os parlamentares.

A declaração do relator

Em um evento que aconteceu na última sexta-feira, dia 3 de dezembro, na Associação Comercial de São Paulo, o Senador Angelo Coronel (relator da reforma do IR), afirmou que a proposta de reforma do IR que está no Senado será arquivada e uma nova proposta será criada pelo Senado.

O relator criticou a proposta que foi aprovada pela Câmara dos Deputados e destacou que a matéria não poderia ter seguido sem uma discussão ampla com os setores que mais pagam impostos.

“Não existe fazer algo que mexe com a vida de milhões de brasileiros sem ouvi-los. Não temos de ouvir só o recebedor, temos de dar a oportunidade de o pagador falar. Não se pode aprovar uma peça dessa natureza com total rapidez e com quórum bastante elevado. 90% dos que aprovaram na Câmara não devem saber nenhum capítulo, nenhuma linha, nenhum artigo desse projeto”, Declarou o Senador Angelo Coronel.

Críticas pesadas à reforma do Imposto de Renda

Angelo Coronel não parou por aí, ele fez duras críticas a proposta da reforma do IR que foi aprovada na Câmara dos Deputados, chegando a dizer que o projeto deveria ser extinto e que é uma “obra de arte da imperfeição”.

“Esse projeto não será somente arquivado, ele tem de ser extinto. E que nasça um novo projeto, com mais base, mais conteúdo, mais debatido, que não sei se vai agradar 100% dos brasileiros, mas pelo menos que a grande maioria abrace”, afirmou o relator da proposta no senado.

O projeto da reforma do IR é de interesse da Câmara dos Deputados, mas o Senado já havia discordado de diversos pontos da proposta apresentada, porém, após essa declaração do relator da reforma no Senado vemos que o projeto talvez não tenha andamento.

O post Relator da Reforma do IR quer arquivar Projeto e criar novo texto apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui