Imagem por @rawpixel.com / freepik

O veto do presidente ao Refis para MEIs e as empresas do Simples Nacional acabou pegando de surpresa milhões de contribuintes que contavam com programa, que ficou conhecido como Relp.

O Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp) é como ficou conhecido o Refis para Micro e Pequenas empresas e MEIs. Empreendedores aguardam a derrubada do veto.

Acontece hoje, dia 10 de março de 2022, uma sessão do Congresso Nacional para discutir a derrubada do veto do Relp, a sessão foi convocada pelo Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O que é o Relp?

Em dezembro de 2021, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP 46/2021), que fornece condições especiais para as micro e pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs) renegociarem seus débitos.

O programa foi batizado de Relp e criou muitas expectativas nos empreendedores de todo Brasil, entretanto, o projeto foi vetado pelo presidente.

 A justificação para o veto foi que o projeto iria “instituir o benefício fiscal implicaria em renúncia de receita”, e isso é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Porém, os parlamentares discordaram dos argumentos do governo e tem como finalidade derrubar o veto após ele ser analisado pelo Congresso Nacional. 

Sessão do Congresso

Hoje (10) acontecerá no Congresso Nacional uma sessão para os parlamentares discutirem a derrubada do veto ao Relp, a reunião foi convocada pelo presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco.

Os parlamentares devem tentar derrubar o veto ao Relp para o mais breve possível, para que as empresas possam negociar seus débitos para integrar o Simples Nacional.

As empresas que quiserem integrar o Simples Nacional têm até o final de março para se regularizar, alguns programas para negociação foram criados, mas, nenhum com as mesmas condições do Relp. 

“Designei sessão do Congresso, no próximo dia 10, para votarmos o projeto (…) que institui programa de renegociação de dívidas para micro e pequenas empresas, de modo que, caso o veto seja derrubado, haja tempo para adesão ao programa”, Declarou Pacheco em seu Twitter.

Conclusão 

Os parlamentares têm como expectativa conseguir derrubar o veto ao Relp antes do fim do prazo para regularização, segundo afirmação do presidente do Congresso.

Agora os empreendedores devem acompanhar o andamento da derrubada do veto, para, se o veto for derrubado, poderem se beneficiar e negociarem seus débitos.

A sessão do Congresso acontece hoje, 10/03/2022, agora os empreendedores devem aguardar a decisão dos parlamentares, para tentarem negociar seus débitos o mais rápido possível.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

O post Relp: Entenda a situação das empresas após o veto apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui