Por Sheylla Alves
Comunicação CFC
Na manhã desta quinta-feira (15), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou a entrega do Prêmio Olivio Koliver, promovido pela Revista Brasileira de Contabilidade (RBC). A cerimônia ocorreu durante a 1.093ª Reunião Plenária Ordinária do CFC com a participação de membros da diretoria do Sistema CFC/CRCs, conselheiros e dos integrantes do Conselho Editorial da RBC.
A premiação contemplou o artigo “Fundo partidário e eleitoral: a análise do impacto das novas políticas de financiamento partidário e eleitoral a partir das prestações de conta dos partidos”, dos autores Eduardo Henrique Valente Lisboa e Eduardo Mendes Nascimento, que foi publicado na RBC n.º 248, março/abril de 2021.
Durante a cerimônia, o presidente do CFC, Aécio Dantas, falou sobre a importância do trabalho realizado pela RBC, que tem contribuído, com qualidade técnica e científica, para a Contabilidade brasileira. “Esse estímulo à produção científica precisa ser incansável, inesgotável, e temos agora mais um exemplo de dois autores que foram premiados por uma comissão selecionadíssima de profissionais que são extremamente criteriosos”, apontou.
A escolha do artigo é feita por uma banca examinadora constituída por meio de Portaria do CFC, e dos 36 artigos publicados durante o ano. O conselho editorial seleciona os seis melhores que são submetidos aos critérios da banca examinadora. Aécio Dantas ainda destacou que a equipe da RBC sempre trabalha com zelo técnico durante as escolhas para os artigos.
Em entrevista ao CFC, o Eduardo Henrique Valente Lisboa, que é especialista em controladoria e contabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e um dos premiados, destacou que o reconhecimento o deixou bastante feliz, e que o processo de produção do artigo contou com a aplicação de diversas técnicas que auxiliaram na mensuração das contas partidárias relacionadas à área contábil. “Apesar de não ser formado em Contabilidade e sim em Administração, vejo que foi muito valioso esse aprendizado na área da Contabilidade. Além de poder ver como esse tipo de cidadania é exercido na prática, no que tange à verificação das contas dos partidos e, também, poder ver que as legislações estão sendo bem feitas e aplicadas”, contou.
Já o outro autor do artigo, Eduardo Mendes Nascimento, que é contador e professor da Universidade Federal de Minas Gerais, disse que ser agraciado com esta premiação foi de grande alegria, pois permite uma aproximação do mercado com a academia. “O meu colega, Eduardo Lisboa, iniciou este trabalho no ambiente universitário como requisito no curso de pós-graduação no qual sou professor, e com um tema que entendo ser de muita relevância e marcante das eleições de 2018 que foram bem fora dos paradigmas comuns que estávamos acostumados nas eleições. Trazer este trabalho para o CFC e ainda receber um prêmio, mostra a valorização e o incentivo a pesquisa que permite a aproximação da academia com o mercado”, ressaltou.
Ele também considerou que o tema do trabalho tem se mostrado cada vez mais importante, principalmente após as mudanças de legislação que trouxeram reformas na prestação de contas e na posição do contador diante desta demanda. “Isso deixa muito claro que nós contadores precisamos fazer parte deste processo no momento eleitoral, o tornando mais transparente e seguro, dando mais garantias para a sociedade de que o dinheiro está sendo bem aplicado”, ponderou Eduardo Nascimento.
Por fim, os premiados receberam um troféu e os parabéns de todos. Para ler o artigo premiado na íntegra, clique aqui.
**O prêmio é sempre concedido ao melhor artigo publicado na RBC durante o ano. Neste ano de 2022, quem recebe a homenagem são os premiados do ano de 2021. Em 2023, o prêmio será para o melhor artigo das edições do ano de 2022.
Fonte: CFC
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui