O crescimento do setor de importação tem atraído a atenção de muitos empreendedores. Grande parte dos interessados tem o intuito de revender produtos estrangeiros. Esta é uma maneira de oferecer produtos diferenciados e comprar mercadorias a custos menores. Todavia, antes de se arriscar em um novo negócio, é necessário estudar bem o mercado e fazer um planejamento estratégico.
O sucesso de um empreendimento depende de muitos fatores, o que dá certo para uma empresa, não necessariamente dá para outra. É preciso projetar os resultados de um investimento levando em consideração a realidade do seu comércio.
Neste artigo, vamos te ensinar a identificar as melhores oportunidades e daremos dicas valiosas!
O que você verá:
- Importação: por onde começar?
- Quando vale a pena importar?
- Quais produtos importados são vantajosos para revender?
- Dicas para vender produtos na internet
Importação: por onde começar?
Antes de tudo, você deve saber que para uma empresa importar é obrigatório ter uma permissão concedida pela Receita Federal, através do Radar (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros). Esse é um pré-requisito para que se possa importar ou exportar bens.
Caso haja pendências com o fisco, o registro será negado. Se houver algum refinanciamento de impostos, isso não será motivo que impeça a obtenção do Radar. Entretanto, saiba que a capacidade financeira da sua empresa será analisada durante todo o processo.
Para fazer a solicitação, primeiramente, deve-se ter o e-CPF. Com esse documento em posse, basta acessar o Portal Único Siscomex e escolher o tipo de habilitação. Atualmente, existem três disponíveis: expressa, limitada e ilimitada. Em seguida, o sistema fará uma análise a partir do banco de dados da Receita.
Quando vale a pena importar?
Existem algumas situações favoráveis para importar. Geralmente, a importação é uma via estratégica para obter mais lucro e reduzir os custos. Algumas mercadorias têm o preço bem mais acessível no exterior, já incluindo os tributos e valor da moeda estrangeira. Países como a China, por exemplo, oferecem produtos de ótima qualidade a preços que valem muito a pena. É preciso apenas saber como achar um bom fornecedor.
Além disso, você pode encontrar artigos diferenciados, o que aumenta a competitividade no mercado. Cada vez mais, os consumidores têm se interessado por itens exclusivos e diversificados. É mais uma forma de aumentar sua margem de lucro.
É válido se atentar, ainda, à variação do preço dos impostos. Por vezes, o governo federal e estadual reduzem as alíquotas dos tributos de alguns produtos, ou até mesmo zeram. Diante disso, é indicado que você observe atentamente essas ações, pois um desses bens pode ser o que você comercializa.
Alguns estados brasileiros também dão incentivos fiscais que favorecem os importadores, aliviando a carga tributária por meio da diminuição de certos tributos. Através desses estímulos, é possível reduzir o custo da importação e da mercadoria.
Quais produtos importados são vantajosos para revender?
No mercado, não faltam artefatos que podem ser muito lucrativos. Se você já tiver uma empresa, é mais fácil procurar opções relacionadas ao seu nicho. Mas caso esteja pensando em qual segmento deve seguir, aqui vão algumas sugestões (umas não tão óbvias):
Roupas
Itens de vestuário têm grande demanda de diferentes públicos e geram muitos ganhos, principalmente se forem peças de marcas famosas.
Acessórios para pets
A valorização dos pets tem causado um constante crescimento neste ramo, que conta com uma diversidade de objetos, como roupinhas, camas, brinquedos, escovas, entre outros.
Casa e decoração
Artigos de casa e decoração são outras formas de ofertar exclusividade para o consumidor. Tapetes, quadros, arranjos, móveis e enfeites são alguns exemplos.
Aparelhos eletrônicos
Os eletrônicos importados muitas vezes têm o preço mais baixo do que aqueles vendidos no Brasil. Assim, pode-se vender smartphones, câmeras, computadores, fones de ouvido, entre outros, a valores menores e ainda assim lucrar.
Dicas para vender produtos importados na internet
1. Adote uma estratégia de multicanais
É indispensável estar presente nos diferentes canais que o lead (oportunidade de negócio) passará ao longo da jornada de compra. Sua organização pode ter um blog, um chat ou um número para atendimento e contas nas redes sociais.
Dessa forma, ele pode entrar em contato com a loja antes, durante ou após a aquisição. Também é um modo de vender mais, promover o reconhecimento da marca, passar credibilidade aos compradores e fidelizar os clientes.
2. Invista em um bom e-commerce
Escolha uma plataforma eficiente, que não cause muitos transtornos no dia a dia e atenda às suas necessidades. Um site disfuncional, com lentidão, erros frequentes, muitos anúncios e imagens pequenas prejudica a experiência do cliente e, até mesmo, pode fazê-lo desistir de comprar o produto.
3. Tenha uma boa logística
A entrega é uma das principais etapas que mais influencia no retorno do cliente. Por isso, cumpra com o prazo determinado, entregue o produto prometido e capriche na embalagem!
4. Aposte no SEO
Hoje em dia, o Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, é essencial para os sites impulsionarem suas vendas. Com as técnicas de SEO, é possível ranquear suas páginas nas primeiras posições dos resultados do Google e ser mais visto. Tudo isso de forma orgânica.
5. Passe credibilidade
Um ótimo jeito de passar confiança e credibilidade para os possíveis compradores é disponibilizando depoimentos sobre a experiência de outras pessoas em relação ao seu e-commerce. Transparência e honestidade são uns dos principais atributos que conquistam o público.
Considerações finais
Revender produtos importados pode sim valer muito a pena! Tudo dependerá da estratégia que você vai definir para sua empresa. Fique de olho nas oportunidades e saiba aproveitá-las.
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Fonte: Jornal Contábil
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