Foto: Divulgação/ governo do estado do Rio de Janeiro / detran RJ / Agência Brasil

Os cidadãos que andam com o RG em mãos estão ganhando uma nova possibilidade que facilitará e muito o dia a dia. Isso porque agora já é possível baixar o documento de identidade direto no celular.

Dessa maneira, o uso do documento em papel acaba não sendo mais necessário, o que acaba contribuindo com a segurança e praticidade do cidadão.

O acesso ao RG digital é muito simples e pode ser feito apenas ao baixar um único aplicativo no seu aparelho celular e realizar a validação para utilização do documento digital.

Acesse o RG digital

O RG digital é muito simples de ser acessado e para isto basta que o cidadão baixe o aplicativo no celular e valide a versão digital do documento.

Todavia, é importante lembrar que a opção ainda não está disponível em todos os estados, isso porque, como cada estado é responsável pelo Registro de Identidade dos seus cidadãos, cada estado possui regras diferentes.

Confira quais são os estados que permitem acesso ao RG digital e também onde baixar cada um dos aplicativos, seja pelo Google Play para celulares Android ou na Apple Store para iPhone.

Como configurar o RG digital

O processo para acesso é super simples, confira:

  • Baixe o app no link acima;
  • Clique na opção adicional RG;
  • Escaneie o QR Code no verso do documento impresso;
  • Realize o reconhecimento facial;
  • Crie uma senha para acessar o documento digital
  • Pronto! Já será possível andar com seu RG na versão digital, descartando a necessidade do uso do documento em papel.

RG digital é diferente do novo RG digital

É importante lembrar que o RG digital que o cidadão já pode baixar no celular diz respeito ao modelo atual do documento que o cidadão já possui impresso.

Logo, o novo modelo do RG que começará a ser impresso obrigatoriamente apenas em 2023 se trata de um outro modelo e outro tipo de acesso.

Todavia, é importante lembrar que o novo RG que foi lançado esse ano pelo governo será obrigatório apenas em 2032, sendo assim, o cidadão poderá acessar esse modelo atual por mais 10 anos.

Além disso, o novo RG já virá nos dois formatos automaticamente, sendo eles a versão em papel de segurança e a versão digital que poderá ser acessada pela plataforma gov.br.

O que muda no novo RG digital

O novo RG digital será o documento oficial dos brasileiros, onde, o número do documento não será mais o número do próprio Registro de Identidade, mas sim do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do cidadão.

Essa mudança ocorre justamente para acabar com o sistema atual, onde cada estado tira seu próprio número de RG.

Por exemplo, o cidadão que tirou a primeira via do RG em Minas Gerais e solicitou a segunda via em São Paulo terá dois números de RG diferentes, tendo em vista que cada estado emite sua própria numeração.

Nesse sentido, todo cidadão do Brasil que quisesse e solicitasse uma nova via em cada estado, poderia ter um total de 27 números de RG diferentes.

Agora com o novo documento, que será obrigatório apenas em 2032, essa sistemática vai acabar porque o número oficial do documento será o CPF.

Por fim, o novo RG digital trará as seguintes mudanças:

  • A autenticidade poderá ser checada por QR code, inclusive ‘offline’, sendo assim, apenas o CPF será considerado;
  • O RG poderá substituir o Passaporte em alguns países do Mercosul devido a implementação do MRZ (numeração impressa no passaporte);
  • A população também terá acesso à carteira de identidade digital pelo Gov.br;
  • Quando for emitida uma carteira de identidade em uma unidade da federação diferente daquela onde foi feita a primeira, ela passa a ser considerada segunda via;
  • O cidadão poderá optar por incluir informações de saúde em seu documento no momento da emissão como o grupo sanguíneo, se é doador de órgãos e informações sobre casos particulares de saúde, que possam contribuir para salvar a vida do cidadão;
  • O visual do documento também será único para todo o país.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui