Agora é oficial. A cidade do Rio de Janeiro acabará com a obrigatoriedade de máscaras, inclusive em lugares fechados, a partir desta terça-feira, dia 08. A medida foi anunciada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) após reunião do Comitê Científico da prefeitura na manhã desta segunda-feira.
A capital fluminense registra cenário de queda de mortes e de casos de covid-19 e avanço da vacinação. Segundo Paes, a medida foi aprovada pelo comitê e será oficializada por meio de um decreto publicado no Diário Oficial. Estabelecimentos públicos e privados deixarão de ser obrigados a exigir o uso de máscaras em suas instalações. A obrigatoriedade do item de proteção ao ar livre já havia sido encerrada em outubro.
Com a medida, o Rio se torna a primeira capital brasileira a abolir completamente o uso de máscaras. O fim da obrigatoriedade vale para repartições públicas, comércio e transporte público, por exemplo. A exigência do item também chega ao fim em boates e casas de shows e academias.
Contudo, o comitê científico recomendou que pessoas com alto risco de morte por covid-19 mantenham o uso das máscaras.
O decreto de Eduardo Paes ainda prevê o fim da exigência de passaporte vacinal para a entrada em eventos e estabelecimentos na cidade. A exigência estará automaticamente cancelada quando a cidade atingir 70% de imunização com a dose de reforço entre a população com 18 anos ou mais.
O prefeito prevê que isso deve ocorrer em um prazo de três semanas, caso o esforço para completar a aplicação da terceira dose tenha resultado.
O post Rio de Janeiro: uso de máscaras deixa de ser obrigatório em lugar fechado apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui