A Procuradoria do Município do Rio (PGM) retomou nesta quinta-feira (1º) o atendimento relacionado à Dívida Ativa. 

Com o restabelecimento do sistema, paralisado desde o dia 15 de agosto devido a um ataque hacker, os serviços voltam a ser disponibilizados on-line aos contribuintes, que também podem procurar uma das lojas da Dívida Ativa localizadas na cidade.

Os serviços on-line estão disponíveis no site “prefeitura.rio” que segue como plataforma de informações aos cariocas até que o portal da prefeitura seja restabelecido.

Dívida ativa

Para obter a guia de pagamento da Dívida Ativa, o cidadão deve acessar o site prefeitura.rio, escolher a opção “Dívida Ativa”, e em seguida clicar em “Emissão de Guia de Pagamento à vista”.

Depois deve rolar a página e em “Consultar por” escolher uma das opções: CDA, inscrição imobiliária ou execução fiscal e digitar o referido número seguido da tecla ” Consultar”. Depois disso basta escolher a CDA para a qual se quer emitir a guia e clicar em ” Guia de Pagamento à vista”.

O sistema vai informar o valor a ser pago e oferecer três datas possíveis para vencimento. O cidadão deve escolher a data de sua preferência, clicar em ” Simular pagamento à vista” e na sequência em “Emitir Guia de pagamento”.

Serviços

Conheça abaixo os serviços disponibilizados na internet:

-Emissão de Guia de Pagamento à Vista;

– Emissão de Guias – Parcela em Atraso (Regularização);

-Emissão de 2ª Via de Guias;

-Emissão da Guia de Liquidação;

-Requerimento de Certidão de Situação Fiscal;

-Consulta de Certidão;

– Impressão de Certidão;

– Confirmação de Autenticidade.

Validade Certidão

A Procuradoria do Município do Rio prorrogou a validade das Certidões de Regularidade Fiscal da Dívida Ativa, com vencimento entre 7 de agosto de 10 de setembro para 30 de setembro de 2022.

As certidões com validade prorrogada poderão ser normalmente utilizadas pelos contribuintes, permitindo que o processo de renovação do documento seja realizado na ocasião da retomada do serviço de emissão.

Com informações do Jornal Extra

Fonte: Contábeis
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui