Você conhece as principais Rotinas do Departamento Societário? Entende como atua um Analista Societário e suas funções em uma organização?
Descubra o que faz esse setor e como dominar todas as técnicas e procedimentos da área.
Afinal, o que faz um Departamento Societário?
O Departamento Societário, conhecido popularmente como “Setor de Expediente”, é a área responsável pela realização de abertura, alteração e encerramento de empresas, realizando todos os processos de contrato social, pesquisa de situação cadastral em órgãos públicos regularização de situação tributária, certidões e muitas outras funções que norteiam essas ações.
Assim, quando um empreendedor toma a ação de iniciar uma empresa, é necessário inserir nesse planejamento o trabalho de um Analista Societário (contador), para que todo processo de abertura seja feito corretamente, com orientações ao cliente acerca de documentos e futuras alterações contratuais.
Ao encerrar uma empresa, o departamento societário também é fundamental, afinal, dar baixa em uma empresa pode ser ainda mais burocrático que realizar uma abertura, demandando conhecimentos técnicos para que o processo seja feito corretamente sem deixar assuntos inacabados ou processos incompletos.
Funções de um Analista Societário
O Analista Societário é o profissional responsável pela abertura, alteração e encerramento de uma empresa, atuando com o controle de acompanhamento de alvarás, licenças, elaboração de contratos e certidões.
É o Analista Societário que realiza os processos de regularização de pendências de uma empresa, bem como, parcelamentos de débitos, emissão e desbloqueio de senhas.
Também são os analistas que fazem os registros junto aos órgãos públicos, como dar andamento a todas as notificações e regularização, além de efetuar inscrições, conferência de documentação e checagem periódica sobre normas e enquadramentos corretos.
É importante lembrar que cada empresa possui a sua particularidade e para isso, é preciso de um profissional que tenha conhecimento sobre legislação para atuar nessa área.
Rotinas do Departamento Societário: Checklist completo
- Elaboração de contratos societários;
- Processos de alterações;
- Inscrições;
- Conferência de documentos para abertura, alteração e encerramento de empresas;
- Elaboração de recursos Administrativos;
- Elaboração de Ofício;
- Aos órgãos aplicáveis, realização de diligências externas;
- Preenchimento de documentos e conferência, bem como formulários e dados cadastrais;
- Acompanhamento de processos;
- Transformação de tipos jurídicos;
- Emissão de alvará de funcionamento;
- Registro mercantil em todas as juntas comerciais;
- Emissão de DBE;
- Atualização de inscrições municipais e estaduais,
- Elaboração de processos de abertura, encerramento e legalização de empresas (MEI, Empresário Individual, Sociedade Simples, Sociedade Anônima. LTDA.)
- Redigir acordos de sócios e demais documentos societários pertinentes, alteração, distrato e atas.
- Cadastro WEB;
- Controle de certificados digitais e emissão de procurações eletrônicas;
- Consulta ao E-cac e emissões de certidões federais, estaduais e municipais.
Departamento Societário: 7 competências para atuar no setor
- Amplo conhecimento em legislação Societária;
- Ensino Superior na área do Direito ou Ciências Contábeis;
- Domínio da língua português, tanto na escrita, quanto na fala;
- Bons conhecimento em Word e Excel;
- Bom atendimento ao cliente;
- Disciplina e organização;
- Disponibilidade para o deslocamento até os órgãos competentes.
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Fonte: Jornal Contábil
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