Por Lorena Molter
Comunicação CFC

Cerca de 30 alunos do curso de Ciências Contábeis, Economia, Administração, Estatística e Engenharia da Universidade de Brasília (UnB) participaram do evento “Rumo à COP30 – Contabilidade: Transparência para um Futuro Sustentável”.  A iniciativa, que aconteceu nesta terça-feira (14), é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Instituto de Auditoria Independente (Ibracon). O objetivo do evento, que reuniu autoridades nacionais e internacionais, foi posicionar a Contabilidade no centro das discussões sobre sustentabilidade.

O professor doutorando em Contabilidade, João Gonçalves, leciona a disciplina Introdução à Contabilidade na UnB. O acadêmico explicou o que o motivou a levar os seus alunos ao evento. “Acho [o tema] interessante para qualquer área do saber. [É importante] eles se interessarem por algo que está afetando o planeta, como bem falou um dos painelistas: é importante essa ‘moçada’ saber o que tem de desafios pela frente”, disse.

O professor ainda destacou que o assunto do evento será trabalhado em sala de aula. O acadêmico é estudioso de ESG (ambiental, social e governança) e falou que a temática será abordada com os estudantes. “Com certeza, na minha disciplina mesmo, eles vão fazer uma atividade de como é que eles se veem diante do ESG”, pontuou.

Igor Pechir é aluno do curso de Administração e participou do evento com o grupo da UnB. O estudante ressaltou que assistir aos painéis traz aprendizados a partir do conhecimento daqueles que já estão no mercado. “Eu acho que é muito importante porque vemos a opinião de pessoas que já estão trabalhando na área há muito tempo. Então, além de ouvir, você aprende com a experiência deles, vai aprendendo mais e tendo mais consciência de como o mundo e o mercado estão funcionando ao seu redor”.

Visita às instalações

O grupo da UnB também conheceu as instalações do CFC. Na ocasião, os estudantes foram ao Plenário, ao espaço cultural e à biblioteca. Gonçalves contou que os alunos estavam curiosos em conhecer como se fazia a Contabilidade algumas décadas atrás, quando ainda não havia os computadores da atualidade. “Eles ficaram muito interessados em ver aquelas máquinas que eu trabalhei no passado e que eles não trabalham mais hoje”.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui