Por Lorena Molter
Comunicação CFC
O evento Rumo à COP 30: A Contabilidade como Pilar de Transparência e Sustentabilidade trouxe um resultado para além da capacitação do público participante. Realizado no dia 14 de outubro, o encontro foi concluído com a divulgação de uma Carta de Posicionamento. O texto foi lido pelo ex-presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, no encerramento do encontro. O documento estabelece o compromisso da classe contábil brasileira com a construção de um futuro mais ético, transparente e sustentável.
O texto foi assinado pelo presidente do CFC, Aécio Dantas, e do Instituto de Auditoria Independente (Ibracon), Sebastian Yoshizato Soares. Entre os compromissos com a sustentabilidade estabelecidos na carta estão colaboração internacional e convergência regulatória; promover transparência como alicerce de sustentabilidade; fortalecimento das competências profissionais; adoção da ética e da integridade nas práticas sustentáveis; e engajamento com empresas, reguladores e outros agentes de mercado.
O documento também destaca a Contabilidade como ciência estratégica na agenda climática. “Neste cenário, a Contabilidade e a Auditoria desempenham um papel fundamental, sendo as principais responsáveis por registrar e reportar financeiramente os impactos socioambientais e econômicos das organizações, fortalecendo assim a confiança no processo de transformação rumo a uma economia de baixo carbono”, afirma o conteúdo. O texto ainda convoca os setores público e privado e as autoridades a se juntarem à classe contábil nesse esforço.
Para ler a carta na íntegra, clique aqui.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui