Com o avanço tecnológico, o mercado de trabalho encontrou força para se internacionalizar. Empresas de grande porte estão apostando na expansão de filiais para além dos seus territórios de origem e abrindo suas portas em diferentes nações. No Brasil, a presença dessas gigantes representa oportunidades de ocupação e de ascensão profissional.
Embora existam muitas vagas de emprego, o cenário entre os concorrentes transparece competitividade. Na corrida pela contratação, vence o profissional que tiver melhor qualificação diante das exigências do mercado. Dentre as condições para o recrutamento, o domínio de uma segunda língua aparece como pré-requisito em mais de 60% das funções.
De acordo com a revista Exame, o Brasil é o segundo país mais cobiçado pelas multinacionais, ficando atrás apenas da China. Não por acaso, o governo brasileiro oferece incentivos fiscais em diferentes níveis (federal, estadual e municipal) para empresas estrangeiras que querem investir no país. Esse contexto potencializa a abertura de empresas e postos de trabalho.
Vantagens de saber mais de um idioma
Falar outra língua, além do português, permite que o profissional aumente as chances de ser contratado e/ou conquistar promoções para novos cargos, dentro e fora do país. Logo, o investimento nesse tipo de conhecimento se relaciona diretamente com os ganhos financeiros e as oportunidades de carreira.
Além de um salário melhor, o trabalhador bilíngue também obtém outros proveitos associados com o aperfeiçoamento do currículo. Um dos principais é a facilidade em acessar conteúdos específicos produzidos em outro idioma, como livros, artigos e a participação em workshops da área de atuação.
A presença em eventos corporativos, quando se domina uma segunda língua, como o inglês, facilita o networking. A partir do diálogo e das relações que se estabelecem com outras figuras influentes, o relacionamento interprofissional se fortalece. O resultado desse conjunto contribui para a progressão na carreira.
Investimento profissional
Ficou evidente que a internacionalização do mercado de trabalho exige o domínio de um segundo, terceiro e até quarto idioma. Como a língua inglesa continua sendo a mais imprescindível, o profissional que possui umcurso de inglês no currículo sai em vantagem nos processos seletivos.
Nas multinacionais que atuam no Brasil, espanhol, alemão e francês também aparecem como requisitos para as vagas que envolvem intercâmbio com a matriz. Mas, pensando em longo prazo, um idioma que vale a pena investir é o mandarim. Falada na China, segunda maior potência do mundo, essa língua é uma das mais utilizadas nas negociações do comércio exterior e tende a crescer ainda mais.
O post <strong>Saber um segundo idioma pode abrir oportunidades na carreira profissional</strong> apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui