Os primeiros resultados do Censo 2022, divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o Brasil possui 203.062.512 habitantes. Embora o perfil socioeconômico de cada região e micro localidade seja bastante diverso, um aspecto parece ser comum a população: o uso de dispositivos digitais. De acordo com uma pesquisa feita pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGVcia), o Brasil possui uma média de 2,2 dispositivos digitais por habitante, ou seja, 464 milhões de aparelhos.

Esse dado representa um mar de oportunidades para quem empreende, já que o uso de celulares e outros equipamentos se reflete no comportamento de consumo das pessoas, que cada vez mais compram nos meios digitais. Para se ter ideia, dados disponíveis no portal do Sebrae apontam que o Brasil já possui 115 milhões de compradores on-line. Também, que o faturamento em e-commerce já ultrapassou os R$ 182,7 bilhões. O número de usuários de redes sociais já ultrapassou os 170 milhões, e a imensa maioria de quem tem celular utiliza aplicativos de mensagens como principal forma de comunicação. ‘É questão de sobrevivência. Aprender a trafegar nos canais digitais, a usar de forma proficiente todos os recursos que a internet oferece é o que definirá quais empresas terão sucesso e quais não sobreviverão em um curto espaço de tempo no Brasil’, pondera Ivan Tonet, coordenador de Mercados e Transformação Digital do Sebrae.

Para dar suporte a quem empreende, a instituição criou um hub sobre o mercado digital que ensina, desde os primeiros passos, tudo o que é preciso saber para entrar de cabeça nas vendas pela internet – de parcerias com marketplaces a criação do próprio e-commerce, passando por marketing digital, precificação, logística, técnicas de vendas entre outros. ‘Pesquisamos as ferramentas mais relevantes para o empreendedor digital e apresentamos capacitações, treinamentos, cursos, além de dar ferramentas como planilhas, diagnósticos e outros. A ideia é cobrir todos os aspectos da vida do empreendedor e dar a ele conteúdo direto, claro e aprofundado’, relata Ivan.

De Campo do Meio-MG para o mundo

Campo do Meio é uma pequena cidade do sul de Minas Gerais onde moram Michell Oliveira, dono do e-commerce Monshell, e sua avó, fundadora de uma fábrica de capas de estofados para veículos. O empreendimento, criado nos anos 1990, começou no quintal de casa, fornecendo produtos para vendedores ambulantes e pequenos comércios. ‘Os controles eram feitos em cadernos, não tínhamos computador. Um dia, por iniciativa própria, comecei a vender as capas numa das maiores plataformas de e-commerce do Brasil e as vendas da fábrica começaram a aumentar’, conta Michell.

Nesse momento, ele procurou o Sebraetec, que oferece uma consultoria em inovação com foco em ganho de eficiência e redução de custos. ‘Queria melhorar processos da fábrica, e a consultoria foi um divisor de águas para o negócio. Nossa lucratividade aumentou, os processos foram automatizados, deixando tudo mais simples e fácil de controlar’, conta. Além dos aspectos técnicos do negócio, Michell contou com o apoio do Sebrae para a construção da marca da empresa, o posicionamento adequado em vendas dentro dos marketplaces e, sobretudo, no momento de abrir o próprio e-commerce.

‘O Sebrae orientou o processo de construção da marca, nos ajudou na maneira de abordar clientes, com as ferramentas de comunicação, logística, precificação e controle de estoque. É um trabalho completo e sem ele não teríamos o sucesso que conquistamos’, garante Michell. A empresa, em 2015, tinha quatro funcionários e vendia 20 capas por dia, hoje com mais de 70 colaboradores, entre diretos e indiretos, ele espera crescer mais de 40% até o final deste ano.

O sucesso no negócio, aliás, enche esse neto de orgulho por retribuir todo o trabalho de sua avó na construção das bases da empresa que, há gerações, mantém sua família. ‘É um orgulho enorme poder dar conforto para a minha avó. Ela e meu [falecido] avô trabalharam pelo sustento da família e nos proporcionaram tudo o que puderam. Chegou a minha vez de retribuir’, se emociona.

A casa do Espaço Gospel

Zandria Arai é moradora da pequena Itaituba, no Pará, e sempre se queixou de que não havia na região uma livraria evangélica com jeitão de shopping. ‘Na cidade só havia uma livraria que vendia bíblias e CDs, mas eu sonhava com um local em que fosse possível encontrar tudo relacionado ao meio gospel’. Foi em 2007, participando do Empretec, programa de formação de empreendedores do Sebrae, que ela vocalizou esse desejo e descobriu que poderia investir na ideia. ‘Depois de construir o plano de negócios, meu marido e eu vendemos uma moto por R$ 5 mil, compramos os produtos e abrimos nossa loja na garagem de casa’, lembra a empreendedora.

O passo seguinte foi a formalização, assim como a construção da marca da empresa e do site. E, nesse processo, buscou as capacitações do Sebrae sobre como vender nas redes sociais, um deles, o curso on-line de marketing digital. Além disso, buscou diversas estratégias de marca para se consolidar no mercado digital. No período de pandemia, esse conhecimento adquirido foi ainda mais valioso. ‘Aprendi a usar o catálogo de um dos aplicativos de mensagens voltado a empreendedores, e enviava as ofertas para clientes. Entramos em um marketplace e fazíamos delivery. Foram várias estratégias que mantiveram nosso espaço vivo e hoje, mesmo com o retorno ao presencial, temos uma atuação importante na internet’, conta.

Hoje, com 4 funcionárias e mais de 700 produtos, a empresa é uma das mais importantes da região no segmento e ocupa toda a área construída da casa. Isso levou Zandria a comprar um novo imóvel – esse, para morar. ‘A empresa deu tão certo que tomou toda a casa, que agora é a sede do nosso espaço’, relata Zandria, de casa nova e cada vez mais próxima do shopping gospel que sonha ter.

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Fonte: SEBRAE
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