Você sabe dizer quais são as melhores práticas para melhorar o engajamento de funcionários dentro da sua empresa ou negócio?
Ter bons produtos e serviços na sua empresa é, sem dúvidas, um fator muito importante para o sucesso do seu negócio. A qualidade das ofertas aos clientes é fundamental na satisfação dos consumidores e na sua geração de lucro.
No entanto, apenas uma boa oferta não é o suficiente para garantir a satisfação e a fidelização de seus clientes. Ter uma equipe engajada, motivada e bem treinada é essencial para que o sucesso dos negócios seja alcançado.
Ao longo deste artigo, vamos te dar dicas essenciais de como melhorar o engajamento de seus funcionários no dia a dia de trabalho. Vamos lá?
O que é engajamento de funcionários?
O engajamento de um funcionário acontece quando os colaboradores de uma empresa estão envolvidos profissionalmente e pessoalmente com a organização, de forma a confiar e se identificar com os objetivos do negócio.
Um profissional engajado é aquele que entende a importância de seu próprio trabalho nos resultados da empresa e sabe que seu crescimento profissional não é apenas uma meta própria, mas também é um interesse da organização. Afinal, bons profissionais são o que faz crescer uma boa empresa.
Assim, o engajamento no trabalho pouco descreve as horas extras feitas por um funcionário ou o quanto um colaborador trabalha. Ele diz respeito à capacidade de manter o foco, a energia e o bom relacionamento com a empresa como um todo.
E por que é importante investir no engajamento de funcionários?
O engajamento de funcionários deve ser um objetivo constante de qualquer empresa, pois é ele que impulsiona um bom desempenho das atividades de trabalho e permite que a empresa desenvolva diferenciais competitivos no mercado.
As empresas que apostam no engajamento de funcionários tendem a desenvolver um relacionamento mais humano entre seus funcionários, independentemente do nível hierárquico ocupado por cada um.
Tais práticas também costumam desenvolver o senso de responsabilidade e criatividade dos funcionários no momento de resolver problemas e propor novas ideias para a empresa, o que contribui muito para o crescimento do negócio.
Quem é responsável por esse engajamento?
A tarefa de engajar os funcionários deve ser de toda a empresa, no entanto, o departamento de recursos humanos pode assumir e desenvolver uma série de ações para trabalhar e aumentar o engajamento das equipes.
Um departamento de RH preparado para trabalhar o engajamento dos colaboradores é aquele que entende a necessidade primordial de ouvir as equipes.
Por isso, realizar pesquisas de satisfação interna, promover rodas de conversa em grupo e estimular o feedback anônimo de forma recorrente são práticas que ajudam a mapear não apenas o nível de engajamento interno, mas também o quanto a cultura organizacional está sendo mantida.
Como melhorar o engajamento dos funcionários?
Como você já deve ter percebido, funcionários mais engajados geralmente são mais envolvidos nos acontecimentos da empresa, atuam com foco nos resultados gerais e também estimulam o desenvolvimento de boas relações dentro da organização.
A seguir, vamos te mostrar práticas fundamentais para estimular e garantir o engajamento de seus funcionários no dia a dia de trabalho.
- Realize pesquisas regularmente
Como dissemos anteriormente, ouvir os colaboradores e entender suas dores e angústias é um ótimo primeiro passo para criar estratégias de engajamento.
É importante saber o que os funcionários pensam sobre a organização, sobre as equipes e seus pares, sobre as lideranças, sobre os benefícios, sobre os salários, expectativas de crescimento profissional, entre outros fatores.
É interessante que o departamento de RH desenvolva formatos que permitam que os funcionários abram o coração e dividam com a empresa suas percepções sobre como é trabalhar ali. Uma boa estratégia é realizar pesquisas anônimas, em que o colaborador possa dizer o que pensa sobre a organização sem medo de se comprometer.
O importante é que as perguntas realizadas nesse tipo de pesquisa se relacionem com o nível de satisfação dos funcionários e suas opiniões sobre o que poderia ser melhorado na empresa.
- Analise os resultados das pesquisas para criar estratégias
A partir do momento em que a primeira pesquisa de engajamento é feita, os membros do departamento de RH devem analisá-la para colher informações cruciais sobre a satisfação e a motivação interna.
Nesse momento, é importante avaliar: as respostas referentes à satisfação interna são, em maioria, positivas ou negativas? O que é possível fazer para transformar as respostas negativas em positivas? É possível usar as respostas positivas para alavancar ainda mais a satisfação interna?
Tudo isso vai ajudar na criação de estratégias internas para aumentar o engajamento das equipes e elevar o grau de satisfação.
- Crie estratégias para alavancar o engajamento
Uma vez que os resultados da pesquisa foram devidamente analisados e a equipe de RH mapeou as respostas positivas e negativas, é a “hora do ataque”.
Imagine que um grande número de funcionários apontou que determinada liderança não abre espaço para trocas entre a equipe, o que gera dificuldades de comunicação com a liderança. Isso é um ponto negativo que deve ser abordado com cuidado.
Quais estratégias podem ser criadas? Como promover a comunicação entre essa equipe e suas lideranças de forma a construir uma cultura baseada no diálogo?
É esse tipo de pensamento que vai ajudar no desenvolvimento de ações internas que resolverão problemas de satisfação e, consequentemente, de engajamento de funcionários.
- Invista no desenvolvimento de lideranças
Todas as equipes refletem a qualidade de suas lideranças e, por isso, é importante investir no desenvolvimento de líderes que impulsionam o aprimoramento pessoal e profissional.
Além disso, líderes que desenvolvem suas equipes e promovem o diálogo entre seus liderados tendem a tornar o ambiente de trabalho mais alegre e motivador.
Como medir o engajamento dos funcionários?
Quando uma empresa tem boas estratégias de engajamento de funcionários, é preciso saber medi-las adequadamente. Assim, é possível avaliar a rotina da organização e identificar o que está funcionando e o que não está.
Para medir o engajamento, há uma série de métricas que podem ser utilizadas:
- Realizar pesquisas de clima e satisfação;
- Avaliar o desempenho dos colaboradores com base nos resultados;
- Avaliar a retenção de talentos;
- Avaliar os índices de turnover dos funcionários;
- Avaliar o índice de absenteísmo e atrasos dos colaboradores.
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Original de MyWork
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Fonte: Jornal Contábil
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