Imagem por @user23419387 / @artalvesmon / freepik / editado por Jornal Contábil

Através do julgamento da ADI 5.422, o STF reconheceu a BI-TRIBUTAÇÃO e afastou a incidência do imposto de renda (IR) sobre a pensão alimentícia!

E o que isso significa?

Quem recebeu pensão alimentícia nos últimos 5 anos (2018 a 2022) e apresentou a declaração incluindo esse valor como um rendimento tributável, poderá retificar as declarações de Imposto de Renda e receber a restituição.

Esse procedimento é realizado através de uma DECLARAÇÃO RETIFICADORA referente ao ano de exercício da retenção devida.

O valor da pensão alimentícia declarada como imposto tributável deve ser excluído e informado na opção ‘Rendimentos Isentos e Não Tributáveis/Outros’, especificando como ‘Pensão Alimentícia’.

As outras informações contidas na Declaração de IR devem ser mantidas.

Caso o pedido seja negado administrativamente (Receita Federal), é possível ingressar com ação judicial, requerendo o ressarcimento dos valores.

De acordo com o órgão, quem retificar as declarações poderá receber os valores pagos a mais ainda esse ano, tendo em vista que a Receita segue pagando restituições em lotes residuais de outubro a dezembro.

Conteúdo produzido pela Dra. Chris Brandelero.

Original de Advocacia BGA

O post Saiba como solicitar a Restituição do IR pago sobre a Pensão Alimentícia dos últimos 5 anos apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui