O Microempreendedor Individual (MEI) é o profissional autônomo que trabalha por conta própria, e que passa a ser pessoa jurídica obtendo o seu CNPJ.
E juntamente com a abertura do CNPJ surgem vários benefícios, e é sobre eles que nós vamos falar agora! Confira quais são os benefícios que o MEI tem direito.
Quem pode ser MEI?
Para ser registrado como MEI, é necessário:
- Faturar até R$ 81.000,00 por ano ou R$ 6.750,00 por mês;
- Não ter participação em outra empresa como sócio ou titular;
- Ter no máximo um empregado contratado que receba o salário-mínimo ou o piso da categoria.
Outros critérios são:
- Ter idade igual ou superior a 18 anos;
- Jovens entre 16 e 18 anos devem ser emancipados;
- Possuir os documentos básicos como RG, CPF e Título de Eleitor;
- Fornecer um endereço e número de telefone válidos.
Menos burocracia
Não é preciso pagar para se formalizar como MEI e você pode cadastrar sua empresa oferecendo até mais de um tipo de produto ou serviço ao cliente.
O cadastramento é feito diretamente no site Portal do Empreendedor. Basta preencher o formulário com seus dados pessoais.
Cobertura da Previdência Social
O Mei fará suas contribuições através da DAS MEI, que será 5% do salário mínimo vigente.
Todo empreendedor que vira MEI passa a ter cobertura para si e seus dependentes:
- Aposentadoria;
- Auxílio-maternidade;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-reclusão para o núcleo familiar;
- Pensão por morte
Apoio do Sebrae
O Sebrae auxilia e apoia o MEI oferecendo cursos com objetivo de ensinar noções básicas de como gerir um empreendimento ou melhorar a empresa.
No geral o Sebrae oferece cursos, orientação sobre aspectos legais, suporte para abertura de empresas, administração financeira, recursos humanos.
Acesso a produtos e serviços bancários
O valor das linhas de microcrédito para Mei é menor, se compararmos com os empréstimos para empresas de outras categorias.
O microempreendedor pode solicitar:
- Um cartão de crédito MEI;
- Realizar investimentos por meio da pessoa jurídica;
- Antecipar recebíveis;
- Utilizar uma maquininha de débito e crédito.
Emissão de notas fiscais
Primeiramente, o Mei não tem a necessidade de emitir Nota Fiscal apenas em operações que envolvam pessoas jurídicas.
Mas a qualquer momento o Mei pode realizar o cadastro na Secretaria da Fazenda onde a empresa está registrada e começar a emitir notas fiscais sem problema algum.
Como se tornar um MEI
- Acesse o Portal do Empreendedor
- Clique em “Quero ser MEI” e, em seguida, em “Formalize-se”
- Crie uma conta “gov.br” ou acesse com o seu CPF, caso já tenha
- Siga as instruções em tela. Nessa etapa, serão solicitados os seus dados pessoais, tais como número de RG e CPF, número da declaração do Imposto de Renda, endereço residencial e telefone de contato
- Defina as atividades que serão exercidas, o nome fantasia da sua empresa e informe o local de onde irá trabalhar, por exemplo, de casa, via internet, em um endereço comercial etc
- Confira todos os dados informados, preencha as declarações solicitadas e finalize a sua inscrição.
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Fonte: Jornal Contábil
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