Imagem por @rawpixel.com / freepik

O nosso coração merece todo cuidado em vários aspectos, principalmente no que se refere a alimentação. Nem tudo que comemos faz bem a esse órgão tão precioso. Alguns hábitos podem ser o grande vilão que às vezes nem percebemos.

Mas você sabe quais são os alimentos que podem prejudicar o seu coração? Confira a seguir.

Margarina

Por conter altas quantidades de gorduras trans e outros ácidos graxos, a margarina deixar de ser um alimento saudável. O consumo de gorduras trans está associado a um aumento de 30% no risco de uma pessoa ter ataques cardíacos.

Batatas fritas

Ninguém consegue resistir a uma porção de batatas fritas. No entanto, esse tipo de alimento deve ser evitado. Para quem não quer ficar sem suas batatinhas fritas, o bom é fitá-las em óleo de côco ou tentar fazê-las no microondas ou na airfryer.

Carnes processadas

As carnes processadas são do tipo, bacon, salsicha, linguiça, salame, mortadela. Irresistíveis mas podem causar doenças como o câncer. Esse tipo de alimento pode aumentar em até 28% os riscos de insuficiência cardíaca em homens (aumentando também o risco de mortes por decorrência de doenças cardíacas).

Doces

Só em pensar em doces, já vai dar aquela vontade de comer! Porém, eles são causadores do aumento de peso, processos inflamatórios no organismo como também a elevação do colesterol (com riscos de desenvolver diabetes). Também vai afetar a saúde do coração ao longo do tempo

Maioneses

Há uns que amam e outros que odeiam. Para os que amam a maionese fique sabendo que ela contém excesso de sódio e calorias, ou seja, é um veneno para o coração.

Cuidados com o coração

Fique atento a alguns fatores que podem causar problemas à saúde do coração:

Quando a pressão arterial elevada (hipertensão) é diagnosticada, é necessário mudar o estilo de vida e/ou o tratamento medicamentoso para a diminuir. A hipertensão é uma das principais causas de AVC, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e insuficiência renal.

O colesterol é usado pelo corpo para formar e manter células saudáveis, mas níveis elevados de colesterol podem aumentar o risco de doença cardíaca.

Uma alimentação saudável para o coração é rica em fruta, frutos secos e legumes e pobre em carne e gorduras saturadas. Comer bem ajuda a manter um peso saudável e reduz os riscos de diabetes tipo 2 e doença cardíaca.

A obesidade e o excesso de peso, especialmente a gordura abdominal, estão ligados a um maior risco de doenças cardíacas. A perda de peso reduz o risco de morte causada por doenças cardíacas.

 O estresse e o sono estão profundamente interligados. Se você não tem um sono regular, vai ter durante o dia fadiga, mau humor e sonolência excessiva. O que pode levar a distúrbios do sono, como insônia ou sono interrompido.

Combinados, o estresse crônico e o sono insuficiente podem causar um sistema nervoso hiperativo, levando a surtos de pressão arterial e ritmo cardíaco que, a longo prazo, estão ligados a doenças cardíacas.

Recomendamos que você visite sempre o seu cardiologista para a realização de exames regulares que vão manter o seu coração sempre saudável.

Original de Clique Vida

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui