A Organização Mundial de Saúde (OMS), sempre está analisando a saúde em nosso planeta, e com isso estatísticas apresentadas pela organização, nos mostram quais são os problemas que mais afetam a saúde da população.
Com isso, vamos te mostrar agora quais são as 10 doenças que mais matam no mundo. Mas, ao observar a lista, você poderá perceber que as doenças mais comuns nem sempre são as mais letais. Confira!
Leia Também: Doenças Mentais Dão Direito A Benefícios Do INSS. Saiba Mais
1ª → Cardiopatia isquêmica
A cardiopatia isquêmica é uma doença grave, que consiste na insuficiência de fluxo sanguíneo ao coração.
A cardiopatia isquêmica, também é chamada de doença arterial coronariana, como o próprio nome indica o processo subjacente que causa o problema é a isquemia.
Essa doença é responsável por 16% de todos os óbitos no mundo, ou seja, cerca de 9 milhões de mortes anuais.
A cardiopatia isquêmica é uma doença silenciosa. Porém, existem alguns pontos de alerta, como, dor anginosa em aperto, compressão ou queimação, falta de ar, fadiga, tontura, palpitações, suor frio e palidez.
Leia Também: 6 Doenças Que Podem Estar Ligadas Ao Ambiente De Trabalho
2ª → Acidente vascular cerebral (AVC)
O AVC, ocorre devido a um entupimento ou mesmo um rompimento dos vasos sanguíneos, ou artérias que irrigam o cérebro, causando uma alteração na vascularização, ou seja, na circulação de uma determinada área do cérebro.
O AVC ou derrame cerebral pode ser de dois tipos, o AVC isquêmico que o mais frequente e também o AVC hemorrágico.
O AVC isquêmico que é o mais frequente, ocorre devido a um entupimento de uma das artérias que irrigam determinada área do cérebro, normalmente causada por um trombo, um coágulo que irá obstruir essas artérias.
Já o AVC hemorrágico, ocorre devido a um rompimento de um desses vasos ou artérias, que irrigam o cérebro, muito frequentemente causado devido à hipertensão arterial, que pode ocorrer em pacientes mais jovens.
O AVC, causou mais de 6 milhões de mortes entre 2000 e 2019.
Leia Também: INSS: Hipertensão Dá Direito Ao Auxílio Doença?
3ª → Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Essa é uma doença responsável por aproximadamente 3 milhões de óbitos, a DPOC na verdade, é um conjunto de doenças respiratórias, como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar.
A DPOC acomete pacientes com mais de 40 anos, e em 85% dos casos, eles são ou eram fumantes, inclusive os passivos.
Os outros 15% dos pacientes, são geralmente trabalhadores com alta exposição a substâncias químicas, poeira e produtos da queima de biomassa, como carvão e cana-de-açúcar.
Leia Também: Doenças Que Garantem O Direito À Aposentadoria Do INSS
4ª → Infecções das vias respiratórias inferiores
As infecções das vias respiratórias inferiores são responsáveis por um grande número de mortes mundiais, que provocam mais de 2,5 milhões de mortes.
Estas podem ser divididas em bronquite aguda (ou traqueobronquite aguda), exacerbação aguda de bronquite crônica (doença pulmonar obstrutiva crônica) e pneumonia.
A pneumonia é uma doença inflamatória das vias aéreas que atinge o parênquima pulmonar, envolvendo os bronquíolos, os brônquios e, ocasionalmente, a pleura.
Leia Também: Conheça A Lista Atualizada De Doenças Com Isenção De Carência No INSS!
5ª → Alzheimer e outras demências
Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade. A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado.
Demência é uma palavra genérica para identificar deficiências cognitivas que acontecem principalmente após os 70 anos.
Essas são doenças responsáveis por mais de 1,5 milhão de óbitos, atingindo de forma desproporcional mulheres — elas são 65% das vítimas fatais.
Leia Também: Doenças Mentais Dão Direito A Aposentadoria Do INSS?
6ª → Câncer de pulmão, traqueia e brônquios
A característica principal do câncer do pulmão é o desenvolvimento de metástases, a maioria dos cânceres de pulmão não provocam quaisquer sintomas até que se disseminam.
O tumor, câncer da traqueia ocorre devido a um crescimento anormal das células que se formam na luz da traqueia. Representam cerca de 2% dos tumores que se formam na parte superior das vias respiratórias.
Os tumores nos brônquios constituem 30% de todos os tumores malignos humanos. Em geral afeta os homens com idade média de 60 anos.
A frequência tem aumentado, especialmente em mulheres fumantes. Essas três doenças são responsáveis pela morte de mais de 1,8 milhão de pessoas.
Leia Também: Atualização Do Cartão De Vacinação Dos Estudantes Previne Doenças Na Volta Às Aulas
7ª → Diabetes mellitus
O diabetes mellitus é uma doença na qual o organismo não produz uma quantidade suficiente de insulina ou não responde normalmente à insulina, fazendo com que o nível de açúcar (glicose) no sangue fique excepcionalmente elevado.
O diabetes lesiona os vasos sanguíneos, causando seu estreitamento e, portanto, limitando o fluxo sanguíneo.
Uma vez que os vasos sanguíneos em todo o corpo são afetados, a pessoa pode apresentar muitas complicações do diabetes, muitos órgãos podem ser afetados, como cérebro e rins, provocando mais de 1,5 milhão de óbitos.
Leia Também: Doenças Que Dão Direito A Aposentadoria Do INSS Em 2023
8ª → Doença ou insuficiência renal
Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.
A maioria das pessoas não apresenta sintomas graves até que a insuficiência renal esteja avançada, essa é a causa de morte de mais de 1,5 milhão de pessoas.
Leia Também: 5 Doenças Comuns No Brasil. Conheça Cada Uma Delas!
9ª → Doenças diarreicas Agudas
A doença diarreica aguda (DDA) é uma síndrome causada por diferentes agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitos), cuja manifestação predominante é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência.
Em geral, são decorrentes da desidratação e do desequilíbrio hidroeletrolítico. Quando não tratadas adequada e precocemente, podem levar a óbito.
Nos casos crônicos ou com episódios repetidos, acarretam desnutrição crônica, com retardo do desenvolvimento estatoponderal. Essa doença desencadeia mais de de 1,5 milhão de mortes.
Leia Também: 15 Doenças Que Podem Te Aposentar Por Invalidez Em 2023
10ª → Tuberculose
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas e provocada em grande parte dos casos pela bactéria Mycobacterium tuberculosis.
Para prevenção da tuberculose, é aplicada a vacina BCG em crianças, a qual previne somente a forma grave da doença.
O tratamento pode durar seis meses a um ano e é feito à base de antibióticos. A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa, sem tratamento; e a inalação de aerossóis por um indivíduo suscetível.
O post Saiba quais são as 10 doenças que mais matam no mundo, segundo a OMS apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui