Imposto de Renda - Imagens por @leonidassantana @wirestock / freepik / editado por Jornal Contábil

Saber qual é o prazo de uma obrigação como o Imposto de Renda (IR) é extremamente importante, o prazo de entrega desta obrigação em 2022 já se iniciou, portanto, é hora de começar a se organizar.

Para enviar qualquer categoria de obrigação acessória, é necessário estar atento ao prazo de envio, não transmitir o IR no prazo pode ocasionar multas e diversas outras punições que podem prejudicar o contribuinte.

No artigo de hoje te apresentaremos o prazo de envio do Imposto de Renda 2022 e te atualizaremos sobre as principais regras deste ano.

Se mantenha informado!

Prazo de entrega do Imposto de Renda 2022

O prazo de envio do Imposto de Renda de 2022 começou hoje, dia 7 de março, às 8 horas e vai até o dia 29 de abril, até as 23 horas e 59 minutos. Portanto, os contribuintes terão de hoje até o último minuto do dia 29 de abril para declarar o IR.

É de extrema importância realizar o envio desta declaração no prazo, para evitar o recebimento de multa.

O valor mínimo da multa por atraso previsto na Instrução Normativa RFB nº 2.065/22 é de R$ 165,74, o valor máximo é de 20% do Imposto sobre a Renda devido.

Nos dois últimos anos o prazo de entrega do IR foi prorrogado por conta da pandemia, porém, este ano nada foi publicado sobre isso, então recomendamos que os contribuintes obrigados se preparem para enviar o Imposto de Renda 2022.

Restituição

A restituição do Imposto de Renda é paga pela Receita Federal diretamente na conta que você informa durante a elaboração da declaração, a ordem de pagamento obedece à ordem de envio e os grupos com prioridade no recebimento, que são os seguintes:

• Idosos;
  • Pessoas com deficiência;
  • Pessoas doenças graves; e
  • Professores.

A restituição do Imposto de Renda de 2022, ano-calendário de 2021, será paga em 5 lotes, os pagamentos vão começar no mês de maio e vão até setembro deste ano.

Cronograma de Restituição do IR 2022

Veja o cronograma de restituição do IR deste ano a seguir:

• 1º lote – 31 de maio de 2022;
  • 2º lote – 30 de junho de 2022;
  • 3º lote –  29 de julho de 2022;
  • 4º lote –  31 de agosto de 2022; e
  • 5º lote – 30 de setembro de 2022.

As regras do Imposto de Renda de 2022 obrigam que todos os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis em 2021, com valores acima de R$ 28.559,70, enviem declaração do IR (entre outros diversos grupos).

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

O post Saiba qual é o prazo de entrega do Imposto de Renda 2022 apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.