Nesta sexta-feira (09/12) o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou cinco homens para comandar as pastas da Fazenda; Casa Civil; Justiça e Segurança Pública; Defesa e Relações Exteriores.
Após o anuncio, o novo governo recebeu uma chuva de críticas sobre sobre a falta de diversidade nos ministérios. Com isso Lula deve anunciar de uma só vez cinco mulheres para comandar pastas relevantes.
Há a expectativa é que que o segundo anúncio ocorra ainda hoje (terça-feira, 13). Confira agora quais são as mais cotadas para as pastas do novo governo.
Leia Também: Diplomação: Confira os detalhes do discurso de Lula
Simone Tebet (MDB-MS) para Ministério de Desenvolvimento Social
A ex-adversária e agora aliada de Lula, deve ser confirmada como ministra de desenvolvimento social. Anteriormente Tebet era cotada para Educação e Agricultura, aliados dizem que ela preferiu o Desenvolvimento Social.
Porém, ainda existe dúvidas sobre o comendo da pasta, pois o partido do trabalhadores ainda pleiteia o comando da pasta, indicando o nome da ex-ministra Tereza Campello, que trabalhou com Dilma Rousseff.
Outros aliados petistas apontam uma suposta resistência do partido em entregar o Ministério do Desenvolvimento Social à senadora, por considerá-lo uma pasta estratégica, uma vez que é a responsável pelo programa Bolsa Família.
Ou seja, o partido defende que seria um erro político entregar uma pasta estratégica a uma possível adversária do PT nas próximas eleições presidenciais, em 2026.
Tebet não esteve presente ontem na cerimônia de diplomação de Lula, levantando especulações sobre um possível “climão” entre Simone e Lula, porém os aliados do presidente eleito negaram, afirmando que a “A hora é de ele [Lula] falar com partidos”.
Leia também: PEC da Transição será votada hoje na Câmara dos Deputados
Marina Silva (Rede-SP) para Meio Ambiente
Está prevista para hoje uma conversa entre Lula e Marina Silva para definir qual será o papel da deputada eleita no ministério do petista. deputada federal eleita por São Paulo, deve ser nomeada esta semana para comandar o Ministério do Meio Ambiente no Governo Lula.
A deputada federal eleita por São Paulo, deve ser nomeada esta semana para comandar o Ministério do Meio Ambiente no Governo Lula. Segundo o site UOL, ela é a mais cotada para a pasta que já comandou na primeira gestão do petista.
“Ela participou ativamente do grupo técnico da área desde o início da transição em Brasília e esteve ao lado de Lula no Egito em novembro para participar da convenção climática COP-27. Caso seja escolhida, terá como desafio recriar programas esvaziados durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), com um orçamento apertado”, diz análise do site.
Leia Também: Diplomação X Posse: Você sabe a diferença?
Margareth Menezes (cantora e compositora) para a Cultura
A cantora e compositora Margareth Menezes deve ser anunciada para a Cultura, a cantora confirmou nesta terça-feira (13/12) ter aceitado o convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser ministra da Cultura de seu governo.
A pasta será recriada após ter sido transformada em secretaria. A declaração foi feita a jornalistas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde funciona o gabinete de transição. Menezes caracterizou o convite como sendo uma “missão”.
“Foi uma conversa muito animadora para a gente que é da cultura. Nós conversamos e eu aceitei a missão. Recebo isso como uma missão, até porque foi uma surpresa para mim também”, disse a futura ministra.
“O presidente disse que para ele é de uma importância muito grande, e que ele está querendo fazer um Ministério da Cultura forte para atender aos anseios do povo da cultura e do Brasil pelo potencial da nossa cultura”, completou.
Leia Também: Entenda o que faz os principais ministérios do Brasil
Izolda Cela (sem partido) para Educação
As especulações, no entanto, só elevam o nome de Izolda Cela no debate para a indicação de quem comandará o Ministério da Educação. Há um clima de incerteza sobre a definição da pasta no novo governo Lula.
Porém o PT ainda tenta ter o comando da pasta, uma das maiores da Esplanada dos Ministérios. Nesse caso, o mais cotado para o MEC é o líder do partido na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (MG).
No entanto, a governadora tem uma boa relação com Lula que a considera fiel, já que Izolda deixou o PDT do presidenciável Ciro Gomes, após em uma disputa local que favoreceu o grupo político do petista.
Leia Também: Quem são os cinco ministros já anunciados por Lula?
Nísia Trindade (presidente da Fiocruz) para saúde
Nísia Trindade Lima é defendida por petistas junto ao presidente eleito. Nísia Trindade se tornou, em janeiro de 2021, a primeira mulher eleita presidente na história da Fiocruz.
Além disso, Nísia lidera as ações da Fiocruz no combate à pandemia de covid-19 no Brasil. A instituição, comandada por Nísia Trindade Lima, criou um novo Centro Hospitalar no campus de Manguinhos; coordena no País o ensaio clínico Solidarity da Organização Mundial da Saúde (OMS); aumentou a capacidade nacional de produção de kits de diagnóstico e processamento de resultados de testagens; organizou ações emergenciais junto a populações vulneráveis; ofereceu cursos virtuais de manejo clínico e atenção hospitalar para pacientes de covid-19; lançou manual de biossegurança em escolas; e se tornou laboratório de referência para a OMS em Covid-19 nas Américas.
O post Saiba quem são as mulheres cotadas para serem ministras do governo Lula apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui