Atualmente uma das maiores preocupações dos produtores é a rentabilidade do negócio e a redução de riscos sanitários na criação de suínos. A questão foi amplamente discutida entre produtores, técnicos e acadêmicos de medicina veterinária durante a 60ª edição da Festa do Boi, no espaço Agência Sebrae Festa do Boi, que acontece no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN).

A pauta principal da programação foi a importância da sanidade na suinocultura moderna, tema apresentado pelo médico veterinário Thiago Moge, que também abordou os impactos econômicos das doenças na suinocultura. “A suinocultura precisa ser extremamente eficiente em todos os aspectos. Do contrário a rentabilidade do negócio pode ficar em risco. O produtor precisa ficar atento, pois medidas sanitárias equivocadas, a demora para agir e estratégias não definidas podem levá-lo a ter sérios prejuízos com fechamento de granjas e quarentenas, por exemplo”, explica o especialista.

Sanidade é alternativa para produção moderna e sustentável de suínos
A importância da sanidade na suinocultura moderna foi debatida na Agência Sebrae Festa do Boi (Fotos: Marco Polo Veras)

E foi nesse contexto que o médico veterinário falou do conceito de sanidade como um trabalho de prevenção, planejamento e cuidado com a qualidade de vida dos rebanhos para que a produção seja maior, melhor e aconteça em equilíbrio com o respeito aos animais e ao meio ambiente.

Para além das teorias, Moge também trouxe à plateia formada na sua maioria por pequenos produtores, exemplos de ferramentas sanitárias que podem ser utilizadas pelo produtor, como a vacinação, biosseguridade, monitorias sanitárias e ambiência. “Quando eu falo dos impactos econômicos das doenças na suinocultura, o objetivo não é assustá-los, mas alertar e informar sobre as ferramentas sanitárias que podem ser utilizadas por vocês. A ideia é que todos possam sair daqui com essas informações para colocar em prática”, pondera.

A palestra “A Importância da Sanidade na Suinocultura Moderna” faz parte da programação do Sebrae no segundo dia da 60ª edição da Festa do Boi, promovida pela Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) em parceria com o Sebrae, Governo do Estado e Prefeitura de Parnamirim.

Conhecimento a favor do produtor rural

O Sebrae acredita que a força agronegócio está no conhecimento. Por isso, parte da programação da Agência Sebrae Festa do Boi é voltada para o empreendedor com capacitações e exposições direcionados ao pequeno produtor rural.

Além disso, o Sebrae desenvolveu um portal que reúne conteúdos exclusivos sobre o agronegócio. Nele, o produtor terá acesso a e-books, consultorias especializadas, cursos on-line, entre outros conteúdos valiosos para ajudá-lo a desenvolver o seu negócio de forma sustentável. Os interessados podem acessar  material.rn.sebrae.com.br/agronegocio.

 

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui