O endividamento de famílias catarinenses atingiu novo recorde pelo 13º mês consecutivo. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), 65,4% das famílias encerraram o mês de dezembro com alguma dívida.
O resultado de dezembro é 4,3% superior ao de novembro, que atingiu 62,7%. Com a adição dos 2,7 pontos percentuais o resultado atingiu novo pico da série histórica, sendo o maior percentual desde maio de 2017.
Educação Financeira
Para o especialista Fernando Lamounier, diretor de novos negócios da Multimarcas Consórcios, a educação financeira é a solução. “É necessário que a educação financeira seja cada vez mais incentivada. A consciência de gastos e o planejamento para realização de grandes projetos beneficia não apenas o detentor do dinheiro, mas todos ao seu redor.”
Leia mais: Santa Catarina teve queda de 4,4% na arrecadação do mês de Janeiro
No resultado de inadimplentes, dezembro atingiu 18,6%, crescimento de 6,8% em comparação a novembro, tornando-se o maior desde março de 2020. Embora o índice esteja longe do pico da série de 2019, a distância é de apenas 4,6 pontos percentuais.
Lamounier alerta para a importância de acompanhar de perto as receitas e as despesas para poder se manter sempre no azul. “Identificar os pontos de melhoria, analisar o mercado e traçar os seus objetivos é o básico para o planejamento anual, assim você estará preparado para longos períodos e evitará endividamentos”, analisa o especialista.
O post Santa Catarina atinge novo recorde de famílias endividadas no Estado apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui