cota do pis pasep

Quem não gosta de receber uma grana extra? E se eu te falar que mais de 10 milhões de pessoas em todo país possuem um total de R$ 23 bilhões disponíveis para resgate, porém, a maioria nem sabe que tem direito ao benefício?

Pois é, parece loucura, mas é verdade. Isso porque a Caixa Econômica Federal, possui todo esse valor disponível para saque imediato para as pessoas que possuem direito ao resgate desses valores.

Esse montante de grande valor é relacionado às cotas dos fundos do PIS/Pasep. O saque das cotas, inclusive, estão disponíveis para saque desde agosto de 2019, porém, o dinheiro segue parado sem o resgate dos trabalhadores.

Um detalhe muito importante é que, caso os beneficiários não resgatem o dinheiro até o dia 1º de junho de 2025, após essa data, o dinheiro será transferido para os cofres da União, e quem deveria sacar perderá o seu direito.

Quem tem direito ao saque das cotas dos fundos PIS/Pasep?

Todo trabalhador que exerceu atividade de carteira assinada ou como servidor público entre os anos de 1971 até 4 de outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição podem receber os valores.

O agravante para que essas pessoas realizem o saque das cotas dos fundos PIS/Pasep, é que a maioria dos beneficiários hoje são aposentados e desconhece a possibilidade de saque.

Outra questão que dificulta o resgate é que uma parte desses beneficiários já faleceu, todavia, os herdeiros dessas pessoas, também podem realizar o resgate dos valores.

Até o ano de 2020 a Caixa Econômica Federal administrava as cotas do PIS e o Banco do Brasil as cotas dos servidores públicos. No entanto, o saque foi unificado e o montante foi repassado para a Caixa, onde o dinheiro foi depositado junto aos valores do FGTS.

Como consultar e sacar os valores?

Atualmente, a maneira dos beneficiários resgatarem os valores das cotas dos fundos PIS/Pasep está super simplificada, e a consulta e o pedido de saque podem ser feitos diretamente pelo aplicativo Meu FGTS, que permite a transferência para uma conta corrente.

Todavia, o beneficiário também poderá se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento oficial com foto e informar que deseja consultar se tem direito ao benefício e realizar o seu resgate.

Veja como consultar pelo aplicativo do FGTS:

  • Baixe o aplicativo FGTS no seu celular;
  • Faça login com sua conta gov.br;
  • Clique na opção “Você possui saque disponível”;
  • Clique em “Solicitar saque do PIS/Pasep”.

Herdeiros podem solicitar o saque da seguinte forma:

  • Baixe o aplicativo FGTS no seu celular;
  • Faça login com sua conta gov.br;
  • Clique na opção “Outras Situações de Saque”;
  • Clique em “PIS/Pasep – Falecimento do Trabalhador”.

No caso dos herdeiros será necessário apresentar alguma das seguintes documentações:

  • Certidão de óbito e declaração de dependente habilitado à pensão por morte emitido pelo INSS;
  • Certidão de óbito e a certidão ou declaração de dependente habilitado à pensão por morte;
  • Alvará judicial designando os beneficiários ao saque;
  • Escritura pública de inventário.

O post Saque do PIS/Pasep é liberado para mais de 10 milhões de pessoas apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui