Possuir um score baixo, ou ainda estar com nome negativado, pode trazer certos empecilhos ao consumidor, tais como dificuldades na contratação de serviços financeiros (empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, etc.). Isto porque, nestas situações, o indivíduo é considerado um “mau pagador”, de modo que representa um grande risco a instituição credora.
Por sua vez, ter um perfil bem avaliado irá garantir mais facilidade ao pedir tais serviços, além de potencializar as chances de encontrar ofertas em melhores condições, como juros mais baixos, um maior tempo para quitar a dívida, mais agilidade nos processo de solicitação de crédito, entre outras vantagens.
Exposto isto, continue sua leitura, e entenda o funcionamento da pontuação, bem como algumas estratégias que podem aumentar o seu score junto aos órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC, Boa Vista, etc.).
O que é e como funciona o score?
O score nada mais é que uma pontuação que vai de 0 a 1000, cujo intuito é avaliar o risco de crédito que determinada pessoa oferece. Ou seja, analisar quais são as chances são as chances deste indivíduo não pagar a dívida, conforme o seu comportamento financeiro.
É preciso entender que antes de conceder serviços como empréstimos e cartões de crédito, instituições financeiras consultam esse score. Isto ocorre, justamente, pois, bancos e lojas buscam saber o risco de inadimplência antes de se comprometer.
Para chegar a pontuação da pessoa, o Serasa, por exemplo, analisa alguns comportamentos e atitudes da pessoa em relação a sua vida financeira. Desta maneira, são levados em conta critérios como:
- Histórico de dívidas;
- Comportamento de consultas;
- Consultas para serviço e crédito;
- Crédito contratado;
- Número de consultas no CPF;
- Pagamento de crédito;
Mediante à análise destes fatores, a plataforma irá determinar uma pontuação que estará entre 0 e 1000, estabelecendo classificações que vão de “baixo” a “muito bom”. Confira:
5 dicas que podem aumentar o seu score
Vale ressaltar que nada irá garantir que seu score suba imediatamente, dado que o órgão leva um tempo, que varia, para analisar o seu perfil, conforme os fatores já citados. Contudo, tomar algumas atitudes potencializam consideravelmente as chances da sua pontuação aumentar. Confira:
- Quite suas dívidas: manter dívidas em aberto no seu nome é um forte indicador de que você não está honrando com algum débito, jogando seu score para baixo. Sendo assim, procure junto ao credor renegociar a dívida de modo que o acordo agrade os dois lados e possibilite o pagamento;
- Honre com suas contas: pagar suas dívidas mensais no prazo estipulado, tem grande peso para o score do Serasa. Diante disso, é de suma importância manter contas como água, luz, aluguel e internet, em dia.
- Evite gastos desnecessários: é importante administrar suas dívidas mensais, de modo a analisar se o valor mensal das suas contas cabem no seu bolso. Neste sentido, caso você tenha dificuldade para honrar com suas dívidas, é recomendado gastar somente com o necessário, veja aí o que se pode cortar;
- Tenha contas em seu nome: ao ter contas registradas no seu nome, você é visto como um consumidor, e por consequência se honrar com tais débitos, poderá ser visto como um bom pagador;
- Atualiza seus dados junto ao Serasa: atualizar informações como endereço, e-mail, telefone na plataforma é uma maneira simples de garantir que sua pontuação continuará subindo, dado que irregularidades podem impactar negativamente o seu score;
- Não pague tudo à vista (dica bônus): esta pode parecer uma dica contraditória, todavia, uma boa estratégia para elevar seu score é fazer o crédito girar. No entanto, se certifique que os débitos caberão no seu bolso, muitas vezes a melhor opção é pagar à vista e não acumular dívidas.
O post Score: veja 5 dicas que podem aumentar sua pontuação apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui