Fazer da educação empreendedora um pilar de transformação da sociedade. Esse é o objetivo primordial do Polo Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), um hub de conhecimento, recursos e práticas relacionadas ao desenvolvimento do comportamento empreendedor. Voltada a educadores, a plataforma atua como núcleo de referência no desenvolvimento de estudos, pesquisas, conteúdos e tecnologias para o desenvolvimento e fomento da educação empreendedora junto à comunidade escolar.

Para a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Ana Rodrigues, desenvolver competências empreendedoras nos estudantes é abrir caminhos para que jovens transformem suas realidades com foco em seu projeto de vida. “Para chegar neles, acreditamos na força dos educadores para influenciar positivamente estudantes e a própria sociedade”, diz.

Ela salienta que, partindo dessa premissa, o Sebrae quer que os educadores sejam aliados na disseminação da cultura empreendedora tanto nas instituições de ensino em que atuam quanto nas comunidades a que pertencem, levando a vivência de uma educação transformadora de realidades.

O CER é uma aposta certeira que o Sebrae fez para promover essa ideia, capacitar e inspirar esses educadores a transformarem a sociedade a partir do ensino.

Ana Rodrigues, gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional

Segundo a gerente do CER Fabiana de Pinho, além de realizar pesquisas, eventos on-line e presenciais, o CER também oferece soluções, dentre as quais ela destaca o “CER Histórias”, um canal de compartilhamento de práticas inspiradoras, e o “Radar de Educação Empreendedora”, ferramenta digital do CER que permitem apurar a capacidade para a implementação da Educação Empreendedora na Instituição de Ensino.

Saiba mais aqui.

Além disso, o CER também publica estudos. Um exemplo é o “Só tem no Brasil – Caminhos para uma educação transformadora”, divulgado no primeiro semestre deste ano após analisar mudanças na sociedade que apontam para tendencias de aprendizado. “O futuro da educação brasileira reside na habilidade de mesclar a promessa da tecnologia com a essência da humanidade. É na sinergia entre esses dois aspectos que encontraremos o verdadeiro potencial de uma educação que capacita, inspira, liberta e empodera, preparando os indivíduos para enfrentarem os desafios do século XXI de uma forma inovadora e, acima de tudo, humana”, concluiu o estudo.

“A educação empreendedora é uma pauta estratégica para o Sebrae, porque se reflete em nossa missão institucional de ampliar o empreendedorismo transformador e contribuir com a prosperidade nos territórios e biomas, impulsionada por ecossistemas de negócios”, ressalta Ana Rodrigues.

Desde 2013, o Sebrae desenvolve a educação empreendedora como Programa Nacional e já alcançou 98% dos municípios brasileiros, com 18 milhões de atendimentos a alunos e mais de 1,3 milhão de professores assistidos, com ações que oferecem formação e capacitação com ferramentas e metodologias pedagógicas específicas.

“O objetivo do programa é tornar a educação empreendedora acessível a todos, por meio do desenvolvimento de competências que favoreçam a construção de projetos de vida, formando protagonistas da transformação da sua realidade e do seu ambiente. O CER apoia e é estratégico nessa interlocução com os profissionais de educação.”, salienta a gestora do Polo.

ConheCER

Ainda dentro do escopo do CER, o Sebrae promove, nos dias 26 e 27 de setembro, o ConheCER – Seminário Internacional de Educação Empreendedora. A atividade faz parte do calendário da instituição há sete anos, com uma proposta inovadora e contemporânea sobre o olhar para a Educação Empreendedora.

Com o tema “Educação Empreendedora está em nosso DNA”, o seminário é voltado a educadores e gestores públicos e a programação será composta por debates e reflexões entre convidados nacionais e internacionais. Saiba mais aqui.

“O seminário tem a proposta de aprofundar a discussão de como utilizar as ferramentas e metodologias da educação empreendedora e como elas podem ser um caminho para inovar a maneira de ensinar e aprender”, comenta a gestora do CER Hyrla Marianna Oliveira.

Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui