Promover a inclusão social e produtiva de aproximadamente 800 mil catadores e catadoras de resíduos sólidos em todo o país. Este é objetivo do projeto Pró-Catadores, que será apresentado durante a Expocatadores 2024, em São Paulo (SP), a partir desta quarta-feira (18) no estande da entidade. A iniciativa do Sebrae faz parte dos esforços do governo federal para o segmento, coordenados pela Secretaria Geral da Presidência da República por meio do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC), onde o Sebrae participa como convidado.

Por meio do atendimento direto aos catadores e às cooperativas relacionadas à economia circular, o Sebrae deseja apoiar estes trabalhadores com consultorias em áreas como formalização de negócios, gestão e produtividade, além de apoio para firmar parcerias com o setor público, como auxílio técnico para que prefeituras contratem cooperativas de reciclagem.

A maior parte dessas pessoas trabalha sem formalização, sem acesso a direitos básicos como assistência social, saúde, previdência e educação.

Joana Bona, gestora Nacional do Projeto Pró-Catadores.

“Os negócios da economia circular possibilitam tanto a redução do volume de resíduos destinados aos aterros ou à incineração, quanto a extração e transformação de recursos naturais. Assim, amplia o ciclo de vida dos produtos e cria oportunidades de negócios. Na perspectiva social, promovem a inclusão socioprodutiva de segmentos vulnerabilizados e invisibilizados”, explica.

Para isso, em 2025, o Sebrae executará o projeto em 10 estados: Maranhão, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pará, Espírito Santo, Rondônia, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Amazonas. O Sebrae também participará das caravanas móveis de atendimento a esse público, promovidas pela Secretaria Geral da Presidência da República a partir de um acordo de Cooperação Técnica.

São parceiros da iniciativa, que será realizada em seis capitais, a Fundação Banco do Brasil e a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT). Estão previstas caravanas em Aracaju, Belém, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Recife. A Expocatadores é um evento anual, organizado pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), com foco na reciclagem, gestão de resíduos sólidos e economia circular.

Serviço

Expocatadores 2024
Estande do Sebrae – apresentação do projeto Pró-Catadores
Dia 18/12
São Paulo (SP)

Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui