Até o próximo domingo (11), artesãos e público visitante da 33ª Feira Nacional do Artesanato podem conferir como o uso eficiente da energia e de novas tecnologias podem auxiliar o processo produtivo de trabalhos artesanais. Com o tema “200 Anos da Revolução Industrial – Tudo na vida acontece artesanalmente”, o evento está sendo realizado no Expominas, em Belo Horizonte (MG), com a participação e apoio do Sebrae.
Considerada o maior evento voltado ao segmento no país, a Feira consolidou-se como um espaço de comercialização e demonstração da cultura brasileira, mas também uma grande escola onde é possível sensibilizar os artesãos para temas importantes, como a energia.
“Não existe nenhum processo produtivo sem o uso de energia. Até o mais manual e artesanal precisa, minimamente, de luz, e os processos de transformação do artesanato envolvem o uso de energia térmica, mecânica e elétrica, por meio do uso de forno, desidratador, serralheira etc.”, avalia a gestora de Artesanato do Sebrae Nacional, Durcelice Mascêne.
Nesta edição, o Polo Sebrae de Energias Renováveis marca presença no local para atrair a atenção dos empreendedores para os impactos do uso da energia. Pesquisas feitas pelo Sebrae apontam que pequenos negócios que aplicam boas práticas economizam até 20% na conta de luz. Conheça aqui mais sobre os benefícios da eficiência energética para os negócios.
Eficiência energética para o artesanato
No Espaço Sebrae Energia, quem empreende também vai ter a oportunidade de conhecer soluções inovadoras que se aproximam da realidade do artesanato. Uma delas é um minigerador portátil, chamado Genesis, produzido pela greentech Vida Maker. O projeto foi incubado no Parque Tecnológico de Sorocaba (SP) e teve ajuda do Sebrae para se transformar em um projeto comercial e competitivo no mercado.
O CEO da Vida Maker, Leandro Batista, está participando da Feira Nacional do Artesanato com apoio do Sebrae. Ele destaca que o equipamento funciona como uma micro usina gerada por energia social que permite uso de energia elétrica em qualquer local de forma sustentável.
“A Genesis é um banco de bateria composto por uma placa solar que permite acesso à energia, de uma maneira plug and play, com entradas USB 12V, tomadas configuradas em 110V ou 220V para que qualquer pessoa possa operar uma usina de energia elétrica off grid”, destacou.
Outra solução apresentada pelo Sebrae é o biodigestor de minigeração de gás, que transforma o resíduo orgânico, que geralmente vai para aterros, em uma fonte de biogás que pode ser utilizada como gás de cozinha, aquecimento ou iluminação. O aparelho funciona sem necessidade de conexão com energia elétrica ou água, com autonomia de pequeno porte capaz de atender às necessidades famílias de quatro pessoas, por exemplo.
Saiba com participar da 33ª Feira Nacional do Artesanato no endereço eletrônico: https://www.feiranacionaldeartesanato.com.br/
Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui