O Sebrae e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) firmaram um termo de cooperação para fomentar o desenvolvimento sustentável para os pequenos negócios. A assinatura ocorreu na abertura do Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios (Ciclos), no auditório do Sebrae Nacional, em Brasília (DF), nesta quarta-feira (7).
O termo amplia a parceria entre as instituições e divulgará produtos e serviços relacionados ao desenvolvimento sustentável e aos cuidados com o meio ambiente para toda a rede de pequenos negócios relacionada ao Sebrae. A ministra do MMA, Marina Silva, reforçou o papel das parcerias como ponto de virada na preservação do planeta.

Nós estamos provando que é possível crescer economicamente sem precisar destruir a natureza e temos um compromisso com o desmatamento zero até 2030. A COP 30 é o nosso grande desafio, não mais de formular, criar esse ou aquele mecanismo, é o momento da implementação. As respostas já estão dadas. Nós precisamos é implementar o que decidimos ao longo de 33 anos.
Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA)

O presidente do Sebrae, Décio Lima, lembrou do papel social do Sebrae e da meta coletiva de preservação e sustentabilidade. “Sabemos que pertencemos a uma causa importante, a do mundo sustentável, e que agora recebe a inovação e a tecnologia. E, sobretudo, do mundo que precisa também garantir a inclusão, porque não podemos imaginar um mundo sustentável, inovador, globalizado ao convivermos com 750 milhões de seres humanos no mapa da fome e da miséria”, pontuou Décio.
Desenvolvimento sustentável

“Sediarmos este congresso é uma grande alegria e uma declaração: sabemos do nosso papel, nós sabemos da nossa responsabilidade. Nós sabemos o que precisamos fazer e estamos dispostos a fazê-lo em favor de um mundo melhor, mais justo e mais sustentável para todos e para todas”, afirmou a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho.
O presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, José Zeferino Pedroso, acredita que o evento é uma oportunidade para expandir o desenvolvimento econômico e sustentável. “Será possível lançar um olhar especial para o fortalecimento do empreendedorismo e da inovação, e a conversa abre uma passagem para as discussões sustentabilidade empresarial”, ressaltou.

O diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, lembrou do papel do Centro Sebrae de Sustentabilidade, localizado em Cuiabá (MT). “O Centro já impactou mais de 7 milhões de brasileiros em todo o Brasil e no exterior. E, por meio de seus conteúdos, plataformas digitais e ações presenciais já esteve presente em diversas agendas e eventos internacionais, trazendo a voz de uma maioria silenciosa, os mais de 22 milhões de empreendedores brasileiros”, recorda.
Sobre o evento
O Ciclos é uma realização do Sebrae Nacional e do Sebrae Mato Grosso e promove uma ampla discussão sobre os desafios e as oportunidades da sustentabilidade empresarial no Brasil. Com foco no fortalecimento do empreendedorismo e da inovação, o congresso reunirá lideranças, especialistas e representantes de diversas instituições públicas e privadas.
A programação inclui palestras, painéis temáticos e uma exposição dos Polos de Referência do Sebrae, destacando iniciativas que colocam os pequenos negócios como protagonistas no enfrentamento das mudanças climáticas. O evento também antecipa debates estratégicos da COP-30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).
Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui