O Sebrae Nacional teve o seu trabalho de Consultoria Interna reconhecido com a segunda colocação na modalidade “Desenvolvimento” do prêmio “Ser Humano”, da Associação Brasileira de Recursos Humanos-DF. A iniciativa visa reconhecer profissionais e organizações dos setores público e privado por práticas inovadoras que tenham alcançado resultados significantes. O anúncio foi feito nessa quinta-feira (7), durante o Fórum de Líderes.

A premiação se soma à recente conquista da equipe de Gestão de Pessoas pelo prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar, parceria parceria entre o Estadão e a FIA Business School. Além disso, o Sebrae também foi eleito a marca mais socialmente responsável do país, de acordo com ranking elaborado pela Design Bridge and Partners e publicado pelo jornal Valor Econômico. A instituição também conquistou a segunda colocação no Ranking das Marcas Brasileiras Mais Fortes para a Geração X (pessoas que nasceram entre 1965 e 1980) e figura ainda, pelo terceiro ano seguido, entre as 10 marcas mais fortes do país no ranking geral.

Para a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho, esses são alguns dos resultados de uma grande mudança que está sendo realizada na instituição.

Esses reconhecimentos são fruto de muito planejamento, trabalho, dedicação, carinho e cuidado dispensado aos colaboradores.

Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae.

O prêmio foi recebido pelo gerente de Gestão de Pessoas do Sebrae Nacional, Caetano Minchillo, que subiu ao palco acompanhado por parte da equipe de Gestão de Pessoas. Para ele, o reconhecimento é resultado do esforço em equipe.

Sebrae é reconhecido por trabalho inovador em consultoria interna
Foto: Duda Rodrigues.

A gente está tentando implementar uma mudança cultural no Sebrae e a Consultoria Interna realmente está revolucionando o trabalho na instituição. Essa é uma iniciativa fundamental.

Caetano Minchillo, gerente de Gestão de Pessoas do Sebrae Nacional.

A Consultoria Interna é um apoio mais próximo que a Gestão de Pessoas disponibiliza aos gestores de equipes. Foram criadas duplas de “padrinhos” que atuam como facilitadores, com olhar especial para as lideranças e suas dificuldades. “No início, foi muito difícil e exigiu muita coragem da equipe, mas deu muito certo. Hoje a gente tem a pretensão de entender mais do negócio de cada uma das equipes para que a gente possa apoiar de uma forma ainda mais estruturada”, complementou Caetano.

Lidar com gestão de equipes é um trabalho que vai muito além das burocracias. O dia a dia exige também muitas competências que vão além do conhecimento técnico, desde o cuidado com o colaborador à comemoração de conquistas. A analista responsável pela implementação da Consultoria Interna, Soraya dos Santos, conta que essa proximidade gerada pelo projeto tem representado um ganho imensurável para o Sebrae. “É uma forma de nos aproximarmos das lideranças para ajudá-las nos processos. Muitas vezes, esses gestores ficam tão assoberbados com o dia a dia que não têm tempo para entender as dores do colaborador.”

Sobre o prêmio Ser Humano

Foram mais de 150 trabalhos inscritos em duas categorias: Desenvolvimento e Excelência Organizacional. Além do troféu, as empresas vencedoras ficam elegíveis a participar da seletiva nacional. Em 2025, os organizadores vão realizar uma visita técnica em cada uma das organizações selecionadas para conhecer boas práticas adotadas no local.

Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui