Pequenos negócios do setor de cosméticos que trabalham com produtos da Região Amazônica vão participar, a partir de sábado (9), da maior feira de beleza das Américas. 10 empreendedores foram selecionados pelo Sebrae para exporem seus produtos na 18ª Beauty Fair, que acontece em São Paulo, até o dia 12 de setembro. O Brasil é o 4º maior mercado de beleza do mundo e a presença das micro e pequenas empresas no segmento é uma das mais expressivas na economia do país. Do universo de 1,4 milhão de negócios do setor, mais de 99% são pequenos negócios (sendo 1,2 milhão de MEI).
Segundo a Coordenadora Nacional de Beleza e Cosméticos no Sebrae, Andrezza Torres, a oportunidade de participar da feira abre um universo de possibilidades para esses pequenos negócios. Nove dessas 10 empresas já receberam apoio do Sebrae por meio do programa Inova Amazônia, que contribui com o desenvolvimento de negócios inovadores que trabalham com o conceito de bioeconomia a partir dos produtos da região. Agora esses empreendedores terão a chance de participar do Cosméticos da Amazônia, iniciativa que oferece suporte de gestão, regulatório e comercial para conquistar novos espaços. “Estamos apoiando esses negócios, revendo processos que vão desde o planejamento do mix de produtos, adequação às normas, regulamentos e Leis até a prospecção de possíveis mercados no exterior”, comenta Andrezza.
As empresas do “Cosméticos da Amazônia” também foram selecionadas para participar de uma iniciativa pioneira do Sebrae em parceria com a rede Soneda Perfumaria e Grupo Laces. Em abril, a empresa, que é uma das maiores redes do segmento no país, inaugurou uma megaloja na Avenida Paulista (SP) que abriga o primeiro Hub de Aceleração Clean Beauty. Nesse espaço, os pequenos negócios com produtos sustentáveis irão expor seus produtos em um dos espaços comerciais mais privilegiados do país.
Compartilhando conhecimentos
Além de levar essas empresas sustentáveis para a Beauty Fair, o Sebrae participará do Seminário de Gestão de Negócios de Beleza, a jornada de conhecimento mais concorrida do setor de beleza no Brasil, com mais de 800 inscritos. Este ano, a instituição convidou dois pequenos negócios que são referência em razão da sua matriz energética sustentável, da sua gestão 100% digital e por terem modelos de negócio inovadores. A Barba Mia, do Distrito Federal, e o Lellas Studio, da Bahia, estarão no painel de empreendedores da feira. “É muito importante para os donos de pequenos negócios presentes na Beauty Fair ouvirem a experiência de empreendedores que estão em uma realidade muito próxima. Isso proporciona um espelhamento, quando o empreendedor conhece uma experiência que é acessível e pode ser reproduzida no próprio negócio”, acrescenta Andrezza Tores.
Confira as empresas selecionadas pelo Sebrae para o Programa Cosméticos da Amazônia:
• Pharmakos D’Amazônia
• By Essence
• Ver-o-Fruto
• Quri Natural Beauty
• Reinabio
• Raizz Saúde Capilar
• Amakos
• Ciclo Saboaria
• Simbioze Amazônica
• Tangerine Cosméticos
Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui