O Brasil inaugurou, nesta segunda-feira (14), seu pavilhão dentro da Feira Mundial de Osaka (Expo 2025), no Japão. O espaço, que é uma iniciativa da ApexBrasil e do Sebrae, ocupa uma área de mil metros quadrados, divididos em dois edifícios. A concepção cenográfica ficou sob a responsabilidade da artista Bia Lessa, que definiu o trabalho como uma semente de transformação. A expectativa dos organizadores é que o pavilhão brasileiro receba mais de dez mil visitantes por dia até o encerramento da Exposição, em 13 de outubro.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, participou da cerimônia de abertura do espaço e destacou a importância da mensagem do Brasil aos visitantes de todo o mundo presentes na Feira de Osaka. Lembrando do escritor e filósofo Ailton Krenak, Décio convidou o público a refletir sobre a necessidade de repensar o modelo de desenvolvimento.

O Brasil é o único país do mundo com seis biomas. Então, precisamos compartilhar a compreensão de que não existe mais economia sem sustentabilidade. Não existe mais a possibilidade de pensarmos o mundo sem uma verdadeira revolução propiciada pela inovação e pela inteligência artificial, Décio Lima, presidente do Sebrae.

Ele também ressaltou o trabalho da Apex e do governo federal para a promoção do Brasil no exterior. “Nesses dois anos e quatro meses de governo do presidente Lula e do vice Geraldo Alckmin, a Apex tem feito um trabalho extraordinário de internacionalização da nossa economia. Só no ano passado, nós recebemos quase 7 milhões de turistas. Os resultados do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), das exportações, da abertura de novos mercados, são prova dessa ação estratégica”, comentou. Décio Lima acrescentou ainda a importância dos pequenos negócios brasileiros nesse contexto como os maiores responsáveis pela criação de empregos formais na economia nos últimos anos, gerando renda e inclusão social.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, enfatizou a importância da participação na Feira Mundial de Osaka e ressaltou os laços entre Japão e Brasil: “São 130 anos de história entre esses dois países que são vizinhos distantes, mas que têm uma profunda ligação”. Viana lembrou ainda do trabalho que o Brasil tem feito para contribuir com a construção de um mundo melhor. “Seja no G20, nos BRICS ou na COP 30, o presidente Lula tem sido incansável. Até porque o mundo precisa de líderes de paz, que buscam as soluções para os problemas e desafios contemporâneos”, acrescentou.

O embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Itamaraty, representando o Ministério das Relações Exteriores, comentou que o pavilhão brasileiro representa o Brasil, ao mostrar para o mundo o que temos feito nas últimas décadas na busca por construir consensos e buscar soluções.

“Somos um povo que busca sustentabilidade, neste momento de crise climática, de grandes mudanças no mundo inteiro. O Brasil é o país da vida, um país diverso e isso faz a nossa força. Então, o nosso pavilhão é um chamado, um alerta de que o mundo só vai estar melhor quando as pessoas se compreenderem melhor”, concluiu o embaixador.

Expo Osaka

2025 marca a celebração dos 130 anos de relações diplomáticas entre Japão e Brasil. O país asiático é um dos principais parceiros do Brasil no continente – o 9º principal destino das exportações brasileiras e o 12º maior investidor no território brasileiro. Esse vínculo também se apoia nos laços humanos e culturais históricos. Atualmente, cerca de 2,7 milhões de descendentes de japoneses vivem no Brasil e cerca de 210 mil brasileiros residem no Japão. Esse intercâmbio humano especial fortaleceu os laços entre os dois países, que compartilham também o interesse em fortalecer a cooperação em ciência, tecnologia e inovação, além de ampliar o comércio e os investimentos.

A Feira Mundial de Osaka ficará aberta até 13 de outubro, com a participação de mais de 160 países. A expectativa dos organizadores é receber mais de 28 milhões de visitantes.

Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui